MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto: expectativas de inflação no Brasil estão mais ou menos na banda da meta até 2025

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta sexta-feira, 11 que as expectativas de inflação no Brasil estão mais ou menos dentro da banda da meta até 2025. "Há sempre um debate se o País deveria elevar mais os juros e sacrificar mais

Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)

·
Escrito por Thaís Barcellos e Eduardo Rodrigues (via Agência Estado)
Publicado em 11.08.2023, 13:28:00 Editado em 11.08.2023, 10:37:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu nesta sexta-feira, 11 que as expectativas de inflação no Brasil estão mais ou menos dentro da banda da meta até 2025. "Há sempre um debate se o País deveria elevar mais os juros e sacrificar mais a economia e ter um pequeno ganho na inflação, ou será que deveria olhar um horizonte mais longo. Olhar horizonte mais longo de convergência sempre tem o risco de perder credibilidade. E o custo de retomar essa credibilidade é muito alto", afirmou, em palestra no Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), em Curitiba. Campos Neto também voltou a dizer que alguns países como o Brasil estão conseguindo fazer um "pouso mais suave" no combate à inflação, sem "danificar tanto" suas economias. "A Europa tem tido dificuldade com a desinflação e o caso da Inglaterra salta aos olhos. Eles estão no processo dede subida de juros, talvez devessem ter começado antes ou feito mais rápido", avaliou, na palestra. Campos Neto destacou que a inflação nos Estados Unidos começou a cair mais recentemente, e repetiu que Brasil e Chile lideram a convergência mais rápida do processo inflacionário na América Latina. "Mas o custo de aperto monetário no Chile foi maior do que no Brasil, em termos de crédito e emprego", completou.

continua após publicidade
China

O presidente do BC destacou ainda a surpresa de crescimento do PIB na China. Ele lembrou que parte do consumo chinês tem implicação importante para Brasil. "Estamos acompanhando. Esse crescimento tende a se estabilizar em nível mais baixo. Se crescimento da China surpreender para nível mais baixo ainda, vai impactar emergentes", completou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto: expectativas de inflação no Brasil estão mais ou menos na banda da meta até 2025"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
Compartilhe! x

Inscreva-se na nossa newsletter

Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!