MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto diz ter viés mais otimista do que projeção de 1,7% para expansão do PIB em 2024

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que está mais otimista com o crescimento da economia brasileira no ano que vem do que a própria projeção mais recente apresentada pela autoridade monetária, de expansão de 1,7% do Produto Inte

Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 28.12.2023, 07:29:00 Editado em 28.12.2023, 07:34:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que está mais otimista com o crescimento da economia brasileira no ano que vem do que a própria projeção mais recente apresentada pela autoridade monetária, de expansão de 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB). "Tenho um viés mais otimista do que projeção de 1,7%", disse durante entrevista à jornalista Miriam Leitão, na GloboNews, lembrando que o número é calculado por técnicos da autarquia. A conversa exibida nesta madrugada desta quinta-feira, 28, foi gravada no dia 21 de dezembro.

continua após publicidade

Campos Neto voltou a elogiar o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na condução da política fiscal e na postura de perseverança em relação à meta de déficit primário zero no ano que vem. "Haddad fez um esforço gigantesco para enquadrar o fiscal", avaliou. Na entrevista, o comandante do BC disse que a proximidade dos dois "aumentou bastante" nos últimos tempos.

O presidente do BC foi perguntado sobre a importância de a meta zero ser mantida no ano que vem, mesmo com o mercado projetando um déficit de 0,8% para o primário em relação ao PIB. O economista voltou a explicar que "desistir ou mudar meta fiscal na primeira dificuldade" tira o norte de projeções. O mais importante, de acordo com Campos Neto, é passar a mensagem de que a meta pode ser difícil, mas que será perseguida.

continua após publicidade

Ao ser questionado sobre se os fundos internacionais estão mais confiantes na política ambiental do novo governo, o presidente do BC disse que sim e que ele mesmo já havia alertado sobre problemas de comunicação nessa área no governo anterior, de Jair Bolsonaro. Foi Bolsonaro quem indicou Campos Neto para o cargo. "O Brasil tem um cartão de visitas importante, que é o da produção de bens com energia renovável", considerou. "A narrativa (ambiental) hoje está melhor", avaliou.

O presidente do BC disse que ficou satisfeito com a movimentação mais recente da S&P de melhora do rating brasileiro e lembrou que, com essa decisão, as três maiores agências de classificação do mundo estão agora praticamente no mesmo patamar de avaliação em relação ao Brasil. "A gente, que está fazendo o trabalho do lado de cá, sempre acha que a nota poderia ser melhor", comentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto diz ter viés mais otimista do que projeção de 1,7% para expansão do PIB em 2024"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!