MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto diz que itens de curto prazo da inflação tendem a se esvaziar

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a afirmar nesta quarta-feira, 25, que os elementos altistas de curto prazo para a inflação tendem a se esvaziar. Em evento virtual, ele citou três fatores principais para a alta da inflação no cur

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.11.2020, 17:24:00 Editado em 25.11.2020, 17:32:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a afirmar nesta quarta-feira, 25, que os elementos altistas de curto prazo para a inflação tendem a se esvaziar. Em evento virtual, ele citou três fatores principais para a alta da inflação no curto prazo: o câmbio, a alimentação dos brasileiros em casa e o pagamento de auxílio emergencial pelo governo.

continua após publicidade

"Tivemos surpresas e a inflação curta subiu", afirmou Campos Neto. Ao analisar os fatores, o presidente do BC lembrou que o câmbio trouxe impactos ligados ao setor de commodities, o que elevou a inflação nos últimos meses. "Milho e soja já estão caindo bastante", disse.

Campos Neto disse ainda que, apesar dos movimentos de curto prazo, a parte longa da inflação implícita "mexeu pouco". Segundo ele, isso indica que "o mercado entende que há uma parte longa da inflação que está estável".

continua após publicidade

Ao tratar da Selic - a taxa básica de juros, hoje em 2,00% ao ano - Campos Neto lembrou que essa ferramenta para controle da inflação "não tem efeito imediato". "Tem defasagem até ter efeito. Não podemos olhar inflação de curto prazo", afirmou.

O presidente do BC afirmou que, no próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), marcado para 8 e 9 de dezembro, o colegiado discutirá os elementos que estão colocados. "A eficiência do BC é um processo mais de longo prazo", ressaltou.

Campos Neto participa hoje do evento virtual "IV Painel Cooperativismo Financeiro", organizado pela cooperativa Sicoob Engecred.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto diz que itens de curto prazo da inflação tendem a se esvaziar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!