MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Campos Neto: com mais juros e menor expansão, País entra trajetória fiscal pior

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu nesta segunda-feira, 21, que o movimento de aperto monetário iniciado no ano passado junto com a expectativa de menor crescimento econômico fará com que o Brasil entre em uma "trajetória fiscal p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.02.2022, 17:22:00 Editado em 21.02.2022, 17:30:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu nesta segunda-feira, 21, que o movimento de aperto monetário iniciado no ano passado junto com a expectativa de menor crescimento econômico fará com que o Brasil entre em uma "trajetória fiscal pior". "A questão fiscal não foi só inflação, como alguns apregoam, mas também não foi só estrutural. Foi um misto", enfatizou durante palestra sobre cenário econômico promovida pelo Canal Agro+.

continua após publicidade

Ele fez a observação comentando que houve uma surpresa positiva relativamente grande na área fiscal no fim de 2021, e que boa parte disso se deu também ao aumento da arrecadação, salientando que houve um aumento do comércio eletrônico no País nos últimos tempos e que esse segmento é um dos que têm mais eficiência em captar receitas.

De qualquer forma, Campos Neto disse que o prêmio de risco fiscal do País continua grande na curva de juros. "O que está sendo mais questionado é sobre o tipo de crescimento estrutural que o Brasil vai ter", disse, repetindo que, depois do auge da crise gerada pela pandemia, a retomada do País aconteceu em forma de 'V'. "As projeções de crescimento estrutural têm caído, estamos em 1,5%", acrescentou.

continua após publicidade

O presidente do BC enfatizou ainda que o crescimento estrutural alto é o ponto que mais traz investimentos aos países. "O dinheiro global procura países com crescimento estrutural alto e fiscal comportado", revelou.

Taxa neutra

Campos Neto afirmou ainda que apenas no Brasil e na Rússia os juros básicos da economia já estão acima da taxa neutra, lembrando que o "livro texto" de economia indica que a taxa deve estar acima do nível de equilíbrio para levar a inflação para a meta. "Chile, Colômbia e México têm surpreendo nos últimos tempos, com ações muitas vezes mais (fortes) do que o esperado", disse.

continua após publicidade

Ainda sobre o cenário macroeconômico, Campos Neto disse acreditar que começará um movimento de revisões para cima do crescimento em 2022. No último Relatório de Mercado Focus, houve manutenção na previsão mediana para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, que continuou em 0,30%. Há um mês, a estimativa era de 0,29%. Considerando apenas as 62 respostas nos últimos cinco dias úteis, a estimativa para o PIB no fim de 2022 passou de 0,40% para 0,30%.

O presidente do BC comentou ainda sobre o mercado de crédito interno, salientando que continua a haver expansão no setor, mas de forma saudável. "O endividamento das famílias cresceu, mas não temos visto nada fora do previsto", pontuou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Campos Neto: com mais juros e menor expansão, País entra trajetória fiscal pior"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!