MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Café, ovos e milho mais caros aceleram inflação no atacado no IGP-DI de fevereiro, afirma FGV

O avanço nos preços do café em grão (12,50%), ovos (33,86%) e milho em grão (4,80%) acelerou a inflação no atacado medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de fevereiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Houve pressão

Daniela Amorim (via Agência Estado)

·
Escrito por Daniela Amorim (via Agência Estado)
Publicado em 10.03.2025, 10:54:00 Editado em 10.03.2025, 11:01:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O avanço nos preços do café em grão (12,50%), ovos (33,86%) e milho em grão (4,80%) acelerou a inflação no atacado medida pelo Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) de fevereiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV). Houve pressão no mês também do óleo diesel (6,27%) e do algodão em caroço (8,51%).

continua após publicidade

O IGP-DI saiu de uma alta de 0,11% em janeiro para uma elevação de 1,00% em fevereiro. Em 12 meses, o índice acumulou aumento de 8,78%.

"As principais influências nos preços ao produtor vieram de ovos e milho, ambos impactados em fevereiro pelo mesmo fator: demanda elevada e baixa disponibilidade. No caso do milho, somam-se desafios logísticos, o que tem pressionado os preços de forma temporária, com potencial de afetar outros produtos da cadeia alimentar, especialmente as proteínas animais", ressaltou Matheus Dias, economista do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), em nota oficial.

continua após publicidade

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI) passou de uma alta de 0,03% em janeiro para uma elevação de 1,03% em fevereiro.

Na análise por estágios de processamento, a taxa do grupo Bens Finais acelerou de uma alta de 0,04% em janeiro para um aumento de 0,79% em fevereiro. A taxa do grupo Bens Intermediários subiu 0,51% em fevereiro, após aumento de 1,22% em janeiro. O grupo Matérias-Primas Brutas subiu 1,53% em fevereiro, depois de uma queda de 0,74% em janeiro.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Café, ovos e milho mais caros aceleram inflação no atacado no IGP-DI de fevereiro, afirma FGV"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!