MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CAE do Senado aprova Picchetti e Teixeira para diretorias do BC

Os dois indicados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a diretoria colegiada do Banco Central foram aprovados com folga na manhã desta terça-feira, 28, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. As indicações seguem ag

Eduardo Rodrigues e Célia Froufe (via Agência Estado)

·
Escrito por Eduardo Rodrigues e Célia Froufe (via Agência Estado)
Publicado em 28.11.2023, 12:25:00 Editado em 28.11.2023, 12:31:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os dois indicados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para a diretoria colegiada do Banco Central foram aprovados com folga na manhã desta terça-feira, 28, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. As indicações seguem agora para o plenário da Casa. O nome do economista Paulo Picchetti foi aprovado por 20 votos a 1, com 1 abstenção. Já a indicação do servidor de carreira do BC, Rodrigo Teixeira, foi aprovado por 22 votos a 1. Se aprovados pelo plenário do Senado, Paulo Picchetti será diretor do órgão na vaga aberta com o término do mandato de Fernanda Guardado, que chefia a Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, e Rodrigo Teixeira ficará com a Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, na vaga que hoje é ocupada por Maurício Moura. Guardado e Moura encerram seus mandatos em 31 de dezembro deste ano.

continua após publicidade
Autonomia do BC e posicionamento sobre críticas à taxa de juros

Durante a sabatina, Rodrigo Teixeira avaliou que as críticas à condução da política monetária e ao nível da taxa de juros são naturais. "Críticas são naturais e bem-vindas, já que a autonomia do BC não quer dizer que a instituição esteja acima da crítica. Pelo contrário, ela aumenta a responsabilidade do órgão, que deve prestar contas à sociedade", afirmou. Para o indicado, mudanças no campo da política monetária devem ser feitas com serenidade e transparência, para evitar solavancos e erros cometidos no passado.

Olhar para estabilidade, mas também para desigualdade e pobreza

O economista Paulo Picchetti disse na sabatina que pretende atuar na autoridade monetária não apenas para cumprir os mandatos da instituição, mas também para enfrentar os problemas da desigualdade e da pobreza no Brasil. "O BC precisa garantir a saúde do sistema financeiro e a estabilidade da moeda, com critérios técnicos que possibilitem não só o equilíbrio macroeconômico, mas também deve olhar para a população brasileira e enfrentar os problemas da desigualdade e da pobreza", afirmou. Picchetti destacou pontos da sua formação e agradeceu a indicação pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a confiança do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do BC, Roberto Campos Neto. "Pretendo contribuir no BC com meu conhecimento da cozinha das estatísticas econômicas", afirmou, ao citar sua atuação na FGV.

continua após publicidade
Entrosamento do governo com o BC

Teixeira destacou também na sabatina a importância de uma boa relação entre o governo e o BC. "A política fiscal tem impacto na inflação e a política monetária tem impacto na evolução da dívida. O diálogo frequente entre Fazenda e BC demonstra a importância de um bom entrosamento entre as políticas monetária e fiscal", afirmou. Ele listou seu currículo e agradeceu a indicação pelo presidente Lula e a confiança do ministro Fernando Haddad e do presidente do BC, Roberto Campos Neto. Lembrou também que, enquanto atuava na Casa Civil, participou diretamente de discussões para a elaboração do novo arcabouço fiscal, aprovado neste ano. Servidor de carreira, ele ainda destacou a insatisfação dos funcionários do órgão, que estão em operação-padrão. "Aproveito o espaço para destacar a necessidade de valorizar a carreira do BC. Isso tem resultado na fuga de pessoal qualificado para o setor privado e outras carreiras do setor público", completou.

Independência dos BCs

Paulo Picchetti ainda disse que a autonomia da instituição foi uma decisão democrática que tem papel importante no desempenho do órgão. "A literatura mostra que BCs independentes têm uma atuação superior na estabilidade financeira e na preservação do valor da moeda. Um BC independente não é um BC que não dialoga ou presta contas, pelo contrário. O BC toma decisões sem pressões externas, mas honrando essa concessão de autonomia e entregando os melhores resultados para o País", afirmou. Ao responder questões dos parlamentares sobre o financiamento à agropecuária, Picchetti defendeu que instrumentos de hedge e seguros para o setor sejam aprofundados.

Arcabouço fiscal

Picchetti também disse que a política monetária tem restrições, como a situação fiscal. Ele destacou a importância de se preservar o novo arcabouço fiscal. "O arcabouço fiscal tem mérito de apontar trajetória de sustentabilidade da dívida, temos que ter isso em mente. Cabe ao BC acompanhar a evolução fiscal para atuar na política monetária", afirmou o indicado à diretoria do BC. Teixeira disse o que o tema de seu doutorado é a relação entre as políticas monetária e fiscal. "De forma direta, o déficit público impulsiona a demanda agregada da economia. Portanto, a política fiscal pode ser utilizada em momentos de crise, como foi a pandemia. Mas é claro que não se pode usar a política fiscal expansionista para impulsionar a economia em todos os momentos, porque pode criar pressões inflacionárias. E com isso a autoridade monetária precisará elevar a taxa de juros da economia", afirmou.

continua após publicidade
Inflação

Picchetti avaliou que a queda da inflação tem sido resultado das políticas econômicas adotadas nos últimos anos e destacou que pretende atuar para assegurar a continuidade da convergência do IPCA para as metas. Em resposta aos parlamentares, Teixeira ainda considerou que o apoio à agricultura é um dos instrumentos para manter preços de alimentos baixos.

Reestruturação da carreira do BC

Em resposta aos parlamentares, Picchetti também assumiu o compromisso de "fazer tudo que estiver ao seu alcance" para buscar a reestruturação da carreira do BC, cujos funcionários estão em operação-padrão. "Os servidores do BC, Tesouro e Receita têm de ser valorizados equanimemente", completou o indicado à diretoria do BC. Há 21 anos no BC, Teixeira disse que deu sua palavra ao presidente do Banco Central e ao ministro da Fazenda de que se empenhará na valorização da carreira do órgão. "Me coloco pessoalmente para conseguir a reestruturação da carreira e trazer a valorização do pessoal do BC como minha bandeira. Precisamos encontrar uma solução urgente para a questão dos servidores do BC", acrescentou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CAE do Senado aprova Picchetti e Teixeira para diretorias do BC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!