MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

CAE aprova projeto que regulamenta regras do mercado de criptomoedas

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira, 22, o projeto que regulamenta as regras para o mercado de criptomoedas no Brasil. A proposta foi aprovada após uma negociação com representantes do Banco Central (BC) e

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.02.2022, 16:53:00 Editado em 22.02.2022, 16:59:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou na manhã desta terça-feira, 22, o projeto que regulamenta as regras para o mercado de criptomoedas no Brasil. A proposta foi aprovada após uma negociação com representantes do Banco Central (BC) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Por tramitar de forma terminativa na comissão, o texto poderá ser encaminhado diretamente para a Câmara.

continua após publicidade

O mercado de criptomoedas teve investimento recorde em 2021, abrindo o caminho para a regulação. A negociação desses ativos é legal no Brasil, mas especialistas e autoridades apontam a necessidade de regulamentação e criação de regras para evitar fraudes e posturas abusivas.

Conforme o Banco Central, a importação de criptoativos somou US$ 6 bilhões no ano passado, quase o dobro do registrado em 2020 (US$ 3,3 bilhões).

continua após publicidade

A proposta estabelece que a comercialização de ativos virtuais deve observar diretrizes como a livre iniciativa e a livre concorrência, o controle e a manutenção de forma segregada dos recursos aportados pelos clientes e a segurança da informação e a proteção de dados pessoais. Além disso, tipifica como crime o ato de organizar, gerir, ofertar carteiras ou intermediar operações envolvendo ativos virtuais, com o fim de obter vantagem ilícita, com pena de quatro a oito anos de prisão e multa.

Os senadores incluíram na proposta a desoneração, com redução a zero na tributação, das alíquotas do PIS, da Cofins e do IPI na compra de máquinas e ferramentas para o processamento e mineração das criptomoedas. Para isso, as empresas terão que usar fontes renováveis de energia elétrica na manutenção dos equipamentos.

O governo federal será responsável por indicar um órgão regulador para esse mercado, que pode ser o próprio Banco Central.

continua após publicidade

Percepções de Campos Neto

Na avaliação do presidente do BC, Roberto Campos Neto, o projeto aprovado nesta terça-feira na CAE do Senado sobre regulamentação para o mercado de criptomoedas no Brasil é importante. "Tema de criptoativos ocupou mais de 50% da última reunião de banqueiros centrais", declarou, em participação de evento do BTG Pactual no período da tarde desta terça.

No mesmo evento, Campos Neto afirmou que o crescimento muito alto de investimentos em criptoativos preocupa a autoridade monetária.

Ao mesmo tempo em que o investimento elevado preocupa, o chefe da autoridade monetária ponderou e disse que os criptoativos "fomentam tecnologia importante para sistema financeiro". "Plataformas de criptoativos têm um valor enorme", disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "CAE aprova projeto que regulamenta regras do mercado de criptomoedas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!