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C6, BTG Pactual/Banco Pan e Inter lideram ranking de reclamações do BC

O C6 Bank terminou o terceiro trimestre na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil, informou nesta quinta-feira, 21, o Banco Central. O C6 teve índice de reclamações de 149,45, com 1.651 registros proce

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2021, 16:31:00 Editado em 21.10.2021, 16:36:45
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O C6 Bank terminou o terceiro trimestre na liderança do ranking de reclamações contra as dez maiores instituições financeiras do Brasil, informou nesta quinta-feira, 21, o Banco Central. O C6 teve índice de reclamações de 149,45, com 1.651 registros procedentes. Em segundo lugar ficou o BTG Pactual/Banco Pan, com índice de 65,83 e 1.004 reclamações procedentes, e, em terceiro, o Inter (55,99 e 746 reclamações procedentes).

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O índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. O ranking é trimestral.

Na lista com as dez maiores instituições, o Bradesco aparece como a quarta instituição mais reclamada (índice de 36,03). Na sequência estão Santander (29,19), Caixa Econômica Federal (22,36), Banco do Brasil (16,79), Itaú (15,05), Votorantim (13,90) e Nubank (0,13), com apenas três reclamações.

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Instituições menores

No ranking dos bancos e financeiras menores, a liderança de reclamações é do Parati Crédito (índice de 14.015,05). Em seguida aparecem Master (2.055,01), Facta Financeira (458,43), Banco Digimais (258,94) e Banco Daycoval (255,32). A lista completa tem 24 instituições.

Entre as reclamações mais frequentes estão "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito" (2.175), "irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações dos serviços relacionados a operações de crédito" (2.153), e "oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada" (2.095).

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