MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasil/IHS Markit: PMI industrial recua a 47,8 em janeiro, após 49,8 em dezembro

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil recuou a 47,8 pontos em janeiro, após 49,8 pontos em dezembro, segundo a IHS Markit. A queda foi acompanhada pela contração mais acelerada nos últimos 20 meses dos índices de no

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.02.2022, 10:45:00 Editado em 01.02.2022, 12:19:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) industrial do Brasil recuou a 47,8 pontos em janeiro, após 49,8 pontos em dezembro, segundo a IHS Markit. A queda foi acompanhada pela contração mais acelerada nos últimos 20 meses dos índices de novos pedidos e de produção, assim como a primeira redução do índice de emprego em dez meses.

continua após publicidade

"O difícil ambiente econômico enfrentado pelos fabricantes brasileiros nos últimos meses piorou com a escalada da pandemia", afirma em nota a diretora associada de Economia da IHS Markit, Pollyanna de Lima, que também cita a inflação elevada e a redução do poder de compra das famílias como fatores limitantes da demanda no período.

De acordo com a IHS, os subsetores foram afetados de forma mista pelos recuos no PMI, com contrações entre fabricantes de bens de consumo e intermediários, mas crescimento renovado nas empresas de bens de produção.

continua após publicidade

As companhias participantes relataram escassez de matérias-primas, problemas de remessa e elevação no nível de funcionários ausentes em decorrência da Covid-19 no período. As empresas também diminuíram a compra de insumos devido aos altos preços para diversos itens, à queda nas vendas e a menor necessidade de produção.

"Um dado encorajador, contudo, é que as pressões inflacionárias diminuíram em janeiro. Tanto os custos de insumos quanto a inflação da produção aumentaram ao ritmo mais lento em 19 meses, permanecendo, ainda assim, entre os mais elevados em 16 anos de pesquisa", pontua Lima.

O nível geral de sentimento positivo melhorou para o maior patamar em sete meses, movido por expectativa de arrefecimento da atual onda de Covid-19 e previsões de recuperação do setor automotivo, além de melhora nas condições de demanda.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil/IHS Markit: PMI industrial recua a 47,8 em janeiro, após 49,8 em dezembro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!