MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Brasil precisa se reinventar para ser mais competitivo, diz presidente da Anfavea

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, apresentou nesta sexta-feira, 7, dados sobre a defasagem entre as posições do Brasil como produtor e exportador de veículos para cobrar novamente avanços na agenda de competitividade do País.Conforme ranki

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.05.2021, 12:17:00 Editado em 07.05.2021, 12:23:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Anfavea, entidade que representa as montadoras, apresentou nesta sexta-feira, 7, dados sobre a defasagem entre as posições do Brasil como produtor e exportador de veículos para cobrar novamente avanços na agenda de competitividade do País.

continua após publicidade

Conforme ranking da Oica, organização que reúne representações automotivas de todo o mundo, o Brasil tem o sétimo maior mercado - era o quarto até 2014 - e a nona maior produção, mas está na 26ª entre os exportadores de veículos.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, essa diferença é uma "decepção" e comprova a dificuldade da indústria brasileira de se inserir em mercados internacionais, apesar de contar com as mesmas montadoras que estão presentes em países que exportam mais, como a Coreia do Sul, líder em competitividade entre economias em desenvolvimento, e México, terceiro maior exportador de veículos por se beneficiar do livre comércio com os Estados Unidos.

continua após publicidade

"Apesar de termos produto, fábrica, mão de obra qualificada e tecnologia, os obstáculos são enormes. Se você exportar acima de 15% ou 20% da produção, você já acumula um custo de carregamento absurdo em créditos tributários", afirmou Moraes durante a apresentação à imprensa dos resultados do setor no mês passado.

"Isso tudo demonstra que o Brasil precisa se reinventar, mudar custo e se tornar um país competitivo", acrescentou o porta-voz da indústria automotiva. Segundo ele, o aumento das exportações passa pela aprovação da reforma tributária ou mecanismos que atenuem custos dos embarques, como a restituição a exportadores de resíduos tributários acumulados na cadeia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Brasil precisa se reinventar para ser mais competitivo, diz presidente da Anfavea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!