MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsonaro quer definir logo comando da Petrobras; dois nomes ganham força

Irritado, o presidente da República, Jair Bolsonaro, deu indicações de que pode fazer uma troca mais rápida de comando da Petrobras. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que ganhou tração nesta quarta-feira, 6, a indicação do conselheiro da empresa Márcio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2022, 15:09:00 Editado em 06.04.2022, 15:17:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Irritado, o presidente da República, Jair Bolsonaro, deu indicações de que pode fazer uma troca mais rápida de comando da Petrobras. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que ganhou tração nesta quarta-feira, 6, a indicação do conselheiro da empresa Márcio Weber para a presidência da Petrobras e de Sonia Villalobos para o Conselho de Administração.

continua após publicidade

Os dois já são conselheiros e passaram pelo teste de governança da estatal, que na prática acabou inviabilizando os nomes de Adriano Pires e Rodolfo Landim.

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade, cotado para o cargo, sofre resistências pela falta de experiência na área. Um dos críticos é o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), cacique do Centrão.

continua após publicidade

Márcio Weber é atual conselheiro da empresa. Foi membro da Diretoria de Serviços da Petrobras Internacional (Braspetro) e diretor da Petroserv S.A.

Uma das vantagens é que ele pode "descer" do Conselho para a Diretoria Executiva. Já sendo conselheiro, ele poderia ser aprovado como presidente na reunião. Neste caso, contribui o fato de que os conselheiros já passaram pelo crivo da checagem exigida pelas regras de governança.

Nas sondagens, o pouco tempo para a tomada da decisão tem sido um empecilho para a definição dos nomes. O governo tem sido aconselhado por investidores e lideranças do setor a deixar por mais 40 dias o presidente da empresa, Joaquim Silva e Luna, no cargo a tempo de convocar uma nova assembleia.

continua após publicidade

A posição de Bolsonaro e do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, no entanto, é resolver o impasse logo. Em nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que trabalha com a realização da assembleia no dia 13, próxima quarta-feira.

Bento vem recebendo críticas do mercado pela condução das negociações que vem trazendo desgaste para a empresa.

Sua assessoria informou apenas que o governo está definindo os profissionais que preencham o perfil para ocupar os cargos de presidente da Petrobras e o de presidente do Conselho de Administração da empresa. "Quando esses nomes forem definidos, eles serão devidamente informados", disse, em nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro quer definir logo comando da Petrobras; dois nomes ganham força"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!