MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas na Europa fecham em queda, com tecnologia e incerteza com Brexit

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 8, influenciadas pela reabertura de Wall Street, marcada por baixas nas empresas de tecnologia. Pesou ainda a indefinição e os riscos para a obtenção de um acordo entre Reino Unido e União Europeia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.09.2020, 14:11:00 Editado em 08.09.2020, 14:16:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam em queda nesta terça-feira, 8, influenciadas pela reabertura de Wall Street, marcada por baixas nas empresas de tecnologia. Pesou ainda a indefinição e os riscos para a obtenção de um acordo entre Reino Unido e União Europeia após o Brexit, em um cenário de aversão a riscos, com o conflito comercial sino-americano dando sinais de escalada.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou em baixa de 1,15%, a 363,75 pontos.

Com o retorno do mercado dos Estados Unidos, após a pausa pelo Dia do Trabalho na segunda-feira, as bolsas europeias seguiram a queda guiada pelo setor de tecnologia.

continua após publicidade

A holandesa de microchips ASML Holding e a britânica de software Micro Focus International estiveram entre as maiores quedas do dia na Europa, com baixa de 4,43% da Micro Focus, em Londres.

"O setor de tecnologia está sob forte pressão em toda a Europa e nos grandes nomes dos Estados Unidos, que impulsionaram os índices dos EUA de volta, entrando em uma sessão difícil", indicou Craig Erlam, da Oanda, que vê possibilidade de quedas ainda maiores. O desempenho na última semana do setor de tecnologia dos Estados Unidos foi o pior em cinco meses.

Quanto ao Brexit, começou nesta terça a oitava rodada de negociações, com a informação de que o governo britânico decidiu intensificar seus preparativos para deixar o bloco caso nenhum acordo comercial apresentar progresso nesta semana. Há dúvidas no mercado sobre se esta seria mais uma pressão do primeiro-ministro Boris Johnson para obter mais concessões do continente. A questão levantou ponderações em ambos os lados do Canal da Mancha e se refletiu nas bolsas.

continua após publicidade

Já o embate sino-americano teve uma nova possível escalada, colaborando para a aversão a riscos. No domingo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que dissociar as economias das duas maiores potências econômicas do globo não traria prejuízos.

Com isso, o FTSE 100, de Londres, caiu 0,12%, a 5.930,30 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, baixou 1,01%, a 12.968,33 pontos. Em Paris, o CAC 40, de Paris, cedeu 1,59%, a 4.973,52 pontos.

Em Milão, o FTSE MIB recuou 1,81%, a 19.380,18 pontos.

continua após publicidade

Em Madri, o IBEX 35 teve baixa de 1,78%, a 6.955,00.

Em Lisboa, o PSI 20 teve queda de 1,10%, a 4.260,88 pontos.

*Com informações Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas na Europa fecham em queda, com tecnologia e incerteza com Brexit"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!