MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham na maioria em baixa, pressionadas por perspectivas para aperto dos BCs

As bolsas de Nova York fecharam na maioria em alta nesta quarta-feira, 7, diante de sinalizações que apontaram para uma possível continuidade no aperto monetário por uma série de bancos centrais para conter a persistência da inflação elevada. Como resulta

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 07.06.2023, 17:36:00 Editado em 07.06.2023, 17:44:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam na maioria em alta nesta quarta-feira, 7, diante de sinalizações que apontaram para uma possível continuidade no aperto monetário por uma série de bancos centrais para conter a persistência da inflação elevada. Como resultado, ações de empresas de tecnologia estiveram entre as maiores quedas, e, por outro lado, papéis de bancos tiveram algum impulso.

continua após publicidade

O índice Dow Jones fechou em alta de 0,27%, a 33.665,02 pontos; o S&P 500 recuou 0,38%, a 4.267,52 pontos; e o Nasdaq caiu 1,29%, a 13.104,90 pontos. Já o índice VIX, assinalado como um termômetro da volatilidade, chegou ao seu menor nível desde o começo de 2020, caindo 0,72%, a 13,86 pontos.

Na visão de Edward Moya, analista da Oanda, as ações caíram depois que os investidores ficaram assustados quando o Banco do Canadá (BoC, na sigla em inglês) reiniciou sua campanha de aumento de taxas de juros. O BoC é visto como um dos líderes quando se trata de ser proativo com a política monetária, lembra. "Eles foram os primeiros a aumentar as taxas em 2022 e depois colocá-los em espera no início deste ano. O BoC está sinalizando que mais aumentos de juros podem ocorrer e isso faz com que todos repensem que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) fará após o aumento de julho."

continua após publicidade

Para a Capital Economics, o Fed deve manter a taxa de juros na próxima reunião, sem necessariamente colocar fim ao aperto monetário. De acordo com a consultoria, os aumentos de juros pelo BoC e pelo Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) depois de reuniões com a taxa congelada nos dois casos, podem sugerir que o Fed seguirá o mesmo caminho.

A chance de o banco central americano) encerrar este ano com juros acima do nível atual, de 5,00% a 5,25%, cresceu, no monitoramento do CME Group. Pouco antes do fechamento deste texto, havia 24,6% de possibilidade de que os juros estejam em 5,25% a 5,50% em dezembro (de 18,5% na terça), e 5,7% de que estejam entre 5,50% e 5,75% (de 2,9%).

Dentre as principais quedas do dia, Microsoft (-3,09%) e Alphabet (-3,78%) recuaram. Entre os bancos, Goldman Sachs (+2,74%) e Wells Fargo (+1,96%) puxaram os ganhos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham na maioria em baixa, pressionadas por perspectivas para aperto dos BCs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!