MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em queda, após pregão volátil, com CPI dos EUA e Apple

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta terça-feira, 14, após um pregão volátil. No radar dos investidores, estiveram a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que chegou a dar impulso aos índices

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.09.2021, 18:07:00 Editado em 14.09.2021, 18:11:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em queda nesta terça-feira, 14, após um pregão volátil. No radar dos investidores, estiveram a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que chegou a dar impulso aos índices acionários por ter vindo abaixo do esperado, e o lançamento do novo iPhone da Apple.

continua após publicidade

No fechamento, o Dow Jones caiu 0,84%, a 34.577,57 pontos, o S&P 500 recuou 0,57%, a 4.443,05 e o Nasdaq teve queda de 0,45%, a 15.037,76.

Os principais índices de Wall Street abriram a sessão em alta, na esteira da divulgação do CPI americano. A inflação ao consumidor subiu 0,3% em agosto ante julho e o núcleo avançou 0,1% na mesma base de comparação. Ambos os resultados ficaram abaixo da previsão feita por analistas consultados pelo Projeções Broadcast.

continua após publicidade

A desaceleração dos preços nos EUA se deu em meio aos impactos da variante delta do coronavírus sobre os serviços e a atenuação dos efeitos da reabertura econômica. De acordo com analistas, o resultado é um "alívio" para o Federal Reserve (Fed), mas a previsão ainda é de que o tapering ocorra ainda neste ano, como o Broadcast mostrou em reportagem.

Em relação às pressões inflacionárias, não há consenso entre os analistas. Na avaliação do Commerzbank, o indicador demonstra que as pressões se enfraqueceram ainda mais no mês passado. Para o ING, porém, elas ainda estão se ampliando e podem manter o CPI acima da meta por mais tempo do que o projetado pelo Fed.

"O aumento implacável de alguns preços começou a diminuir. Os preços de carros e caminhões usados caíram 1,5%, um sinal positivo de que a escassez global de chips pode estar diminuindo um pouco", pontua Edward Moya, analista da Oanda.

continua após publicidade

No início da tarde, os índices não conseguiram manter os ganhos e viraram para o negativo. O Dow Jones e o S&P 500 seguiram em baixa ao longo do pregão, enquanto o Nasdaq oscilou até se firmar no negativo.

Em relatório, o economista da Oanda observa que, ao longo da sessão de hoje, o foco dos investidores passou do CPI para a "grande revelação" da Apple: o iPhone 13, um novo Apple Watch e AirPods. Os produtos, porém, parecem não ter impressionado o público, uma vez que a ação da companhia - que têm grande peso nos índices acionários de Nova York - recuou 0,96%.

A Amazon também viu seus papéis caírem 0,21%, mesmo após revelar seus planos de contratar 125 mil novos funcionários em seus armazéns nos Estados Unidos e, em setembro, abrir 100 novas instalações no país.

continua após publicidade

Ainda hoje, a Chevron informou ter mais que triplicado seu investimento total de capital planejado para negócios com emissão menor de carbono, de US$ 3 bilhões a US$ 10 bilhões até 2028, segundo a Dow Jones Newswires. No entanto, a ação da companhia caiu 1,81%, acompanhada pela queda de 1,43% da ExxonMobil.

O setor financeiro também pressionou os índices, com CitiGroup (-2,47%), Bank of America (-2,69%), Morgan Stanley (-2,39%), Goldman Sachs (-1,36%) e JPMorgan (-1,75%) em baixa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em queda, após pregão volátil, com CPI dos EUA e Apple"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!