MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em queda, após Powell sinalizar continuidade de aperto

Indícios de novos aumentos nos juros dos Estados Unidos pressionaram as bolsas de Nova York nesta quinta-feira, 21. Apesar de bons resultados de companhias como Tesla e American Airlines, o mercado foi pressionado pelas declarações do presidente do Federa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.04.2022, 17:59:00 Editado em 21.04.2022, 18:04:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Indícios de novos aumentos nos juros dos Estados Unidos pressionaram as bolsas de Nova York nesta quinta-feira, 21. Apesar de bons resultados de companhias como Tesla e American Airlines, o mercado foi pressionado pelas declarações do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, e de outras autoridades monetárias do país.

continua após publicidade

O índice Dow Jones fechou em baixa de 1,05%, em 34.792,76 pontos, o S&P 500 recuou 1,48%, a 4.393,66 pontos, e o Nasdaq teve queda de 2,07%, a 13.174,65 pontos.

Nesta quinta-feira, Powell afirmou durante painel do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Washington que acredita ser apropriado que o Fed aja em ritmo "um pouco mais rápido" e reiterou que um aumento de juros de 50 pontos-base será uma opção na reunião de política monetária do BC americano em maio. Powell disse ainda que é absolutamente fundamental reconquistar a estabilidade dos preços e que seu objetivo é reduzir a inflação para a meta de 2% do Fed sem causar uma recessão. Para ele, o conflito entre Rússia e Ucrânia pressionará a inflação dos EUA, ainda que o país esteja menos vulnerável e mais distante dos efeitos imediatos da guerra do que a Europa.

continua após publicidade

A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, disse que "provavelmente" o banco central americano adotará "algumas" altas de 50 pontos-base nos juros básicos ao longo deste ano. A dirigente, que não vota nas decisões monetárias neste ano, avalia que este é o caminho para alcançar a taxa neutra, em 2,5%, até o fim de 2022.

O presidente do Federal Reserve de St. Louis, James Bullard, afirmou que o dólar de fato está "um pouco forte", mas ponderou que a moeda não está muito distante da média dos últimos cinco anos. Com direito a voto nas decisões de política monetária deste ano, Bullard considerou que o aperto monetário em andamento do Fed "está parcialmente precificado" pelos mercados e que o restante desse movimento virá conforme o BC age.

Já entre papéis em foco, a ação da Tesla registrou alta de 3,1% após a companhia reportar ontem, depois do fechamento, seu maior lucro trimestral na história.

continua após publicidade

A American Airlines teve avanço de 4,3%, após informar que sua receita mais do que dobrou no primeiro trimestre. A United Airlines subiu 9%, beneficiada pelo aumento nas viagens pós-lockdown.

Houve ainda a divulgação de indicador nos Estados Unidos hoje. O Departamento do Trabalho americano informou que o número de pedidos de auxílio-desemprego no país caiu 2 mil na semana passada, a 184 mil, segundo dados com ajustes sazonais. O resultado ficou acima da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam 182 mil solicitações. O total de pedidos da semana anterior foi revisado para cima, de 185 mil a 186 mil.

*Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em queda, após Powell sinalizar continuidade de aperto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!