MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em forte queda com aversão a risco e movimentos especulativos

As bolsas de Nova York fecharam em forte queda no pregão desta quarta-feira, 27. Os índices acionários foram pressionados por preocupações com o ritmo de vacinação contra a covid-19, resultados corporativos abaixo do esperado, movimentos especulativos de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.01.2021, 19:09:00 Editado em 27.01.2021, 19:14:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em forte queda no pregão desta quarta-feira, 27. Os índices acionários foram pressionados por preocupações com o ritmo de vacinação contra a covid-19, resultados corporativos abaixo do esperado, movimentos especulativos de investidores de varejo e comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell.

continua após publicidade

O Dow Jones recuou 2,05%, a 30.303,17 pontos; o S&P 500 cedeu 2,57%, a 3.750,77 pontos, apagando os ganhos de 2021; e o Nasdaq caiu 2,61%, a 13.270,60 pontos.

A aversão a risco nos mercados globais aumentou após Powell dizer que há "um longo caminho" para alcançar as metas de inflação e emprego. "Ainda há consideráveis riscos de baixa à perspectiva econômica", alertou o dirigente.

continua após publicidade

Como esperado, a instituição manteve os juros e o volume das compras de ativos na reunião de política monetária realizada nesta quarta.

A avaliação de Powell, contudo, acelerou a migração de investidores da renda variável para ativos mais seguros. O mercado acionário já operava com aversão ao risco. Em grande parte, a volatilidade foi impulsionada por movimentos especulativos de investidores de varejo.

De acordo com a Dow Jones Newswires, interrupções em serviços de várias corretoras foram relatadas na manhã de nesta quarta, após as ações das empresas de entretenimento GameStop e AMC Entertainment Holdings dispararem. No fechamento, os papéis das duas companhias saltaram 134,84% e 301,21%, respectivamente.

continua após publicidade

Nesta semana, a CNBC revelou que o Melvin Capital, o fundo de hedge mais usado por investidores que são membros da rede social Reddit, havia desmontado sua posição vendida nas ações da GameStop.

Segundo o analista Boris Schlossberg, da BK Asset Management, a "batalha" entre os fundos de hedge profissionais e os operadores de varejo entrou em evidência, e a decisão do Melvin Capital "pode ter marcado um pico especulativo de curto prazo". O índice VIX, que mede a volatilidade em Wall Street, chegou a saltar mais de 30% durante o pregão.

A cautela no exterior também foi sustentada por preocupações com o fornecimento de vacinas contra a covid-19. A União Europeia, por exemplo, pressiona a AstraZeneca a não reduzir o ritmo de entrega dos imunizantes.

continua após publicidade

Dentre as empresas que divulgaram balanço nesta quarta, Boeing recuou 3,97% e AT&T caiu 2,05%. As ações da Microsoft, cujo resultado corporativo saiu na terça-feira, subiram 0,25%.

No setor de energia, os papéis das petroleiras Chevron e ExxonMobil cederam 1,30% e 1,13%, respectivamente, após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar a suspensão das concessões para exploração de petróleo e gás em terras públicas.

"A mudança climática estará no centro de nossa política externa e de segurança nacional", declarou o democrata em pronunciamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em forte queda com aversão a risco e movimentos especulativos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!