MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em forte queda, após dados fracos nos EUA e com tensões geopolíticas

Os mercados acionários de Nova York fecharam em forte queda nesta quinta-feira, 1º de agosto, em meio ao aumento da percepção de risco. Dados econômicos fracos elevaram temores em relação à desaceleração da economia dos EUA, ainda que chancelem cortes de

Camila Pergentino (via Agência Estado)

·
Escrito por Camila Pergentino (via Agência Estado)
Publicado em 01.08.2024, 17:36:00 Editado em 01.08.2024, 17:44:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários de Nova York fecharam em forte queda nesta quinta-feira, 1º de agosto, em meio ao aumento da percepção de risco. Dados econômicos fracos elevaram temores em relação à desaceleração da economia dos EUA, ainda que chancelem cortes de juros à frente. Tensões geopolíticas também ficaram no radar.

continua após publicidade

O índice Dow Jones fechou em queda de 1,21%, a 40.347,97 pontos; o S&P 500 perdeu 1,37%, a 5.446,68 pontos; o Nasdaq recuou 2,30%, a 17.194,15 pontos. O índice VIX subia 13,69% perto do fechamento, tendo atingido maior nível desde abril na máxima do dia.

O avanço nos pedidos de auxílio-desemprego e a queda em duas leituras de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) ajudaram a consolidar aposta de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) cortará juros neste ano. No entanto, operadores começaram a demonstrar também preocupação de que a maior economia do planeta entre em recessão.

continua após publicidade

A cautela foi amplificada pelas tensões geopolíticas, depois que o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, que prometeu uma "resposta real e estudada" ao assassinato do seu principal comandante por Israel. Ações de bancos, petrolíferas e empresas ligadas ao setor aéreo foram particularmente afetadas.

Os participantes do mercado ficaram decepcionados com a falta de convicção do presidente do Fed, Jerome Powell, conforme observou relatório da Oanda nesta quinta. Muitos esperavam uma garantia para um corte de taxa em setembro, o que não ocorreu.

Segundo a análise, isso pode ocorrer porque haverá mais dois lançamentos de inflação ao consumidor antes da reunião de setembro do Fed, "o que pode dar a eles mais confiança em relação a um corte de taxa".

Apesar do tom negativo que se espalhou por Wall Street, a ação da Meta avançou 4,82%, após balanço da empresa superar expectativas do mercado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em forte queda, após dados fracos nos EUA e com tensões geopolíticas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!