MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em baixa, com temor por inflação e sequência de aperto do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta quarta-feira, à medida em que as preocupações com a inflação e uma possibilidade de desaceleração da economia norte-americana geraram cautela para investidores. A sequência de aperto monetário Federal Reserve

Matheus Andrade (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade (via Agência Estado)
Publicado em 01.06.2022, 17:39:00 Editado em 01.06.2022, 17:43:38
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta quarta-feira, à medida em que as preocupações com a inflação e uma possibilidade de desaceleração da economia norte-americana geraram cautela para investidores. A sequência de aperto monetário Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) é alvo de atenção, em um dia no qual dirigentes voltaram a reforçar os sinais de novas altas de juros pela autoridade.

continua após publicidade

O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,54%, em 32.813,23 pontos, o S&P 500 caiu 0,75%, a 4.101,23 pontos, e o Nasdaq recuou 0,72%, a 11.994,46 pontos.

Para Edward Moya, analista da Oanda, as ações ficaram negativas conforme cresciam as expectativas de que o Fed não diminuiria sua campanha de aumento de taxas após dados econômicos sólidos dos EUA.

continua após publicidade

A economia dos EUA ainda parece muito forte e isso significa que o Fed pode precisar manter o ritmo de alta de 50 pontos porcentuais além do verão do hemisfério norte, avalia. O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) americano medido pelo Instituto para Gestão da Oferta (ISM) de Chicago subiu a 60,3 em maio, contrariando a previsão de queda a 55,9, e a confiança do consumidor medida Conference Board caiu menos que o esperado neste mês.

No entanto, Moya aponta que o clima em Wall Street está ficando muito negativo, já que a economia caminha para uma fase difícil. Comentários do CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, de que a economia está caminhando para um "furacão" também pesam no sentimento, indica.

Com relação aos temores de uma recessão, o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, ressaltou nesta quarta-feira que, em conversas com empresas, elas falam sobre o risco de eventual.

continua após publicidade

Por outro lado, ele afirmou que a demanda americana ainda está forte. "Não vejo nada nos dados que me faça ficar preocupado com o consumo", ponderou.

Neste cenário, Moya avalia que a recuperação do mercado de ações da semana passada parece estar em perigo, já que o Fed pode não ter nenhuma justificativa para mais alguns meses para se tornar mais conservador com o aperto da política.

Entre as empresas, um destaque foi a queda da Meta, que caiu 2,58%. Nesta quarta, Sheryl Sandberg anunciou em um blog que deixa o cargo de COO do Facebook, cargo que ocupou por mais de uma década, no qual lidava com as operações da rede social.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em baixa, com temor por inflação e sequência de aperto do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!