MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em baixa, com mercado antecipando possível aperto do Fed

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, no começo de uma semana marcada pelas decisões dos principais bancos centrais ao redor do mundo. A expectativa por um maior aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed) pesa, enquanto investidores buscam compreende

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.12.2021, 18:39:00 Editado em 13.12.2021, 18:44:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em baixa, no começo de uma semana marcada pelas decisões dos principais bancos centrais ao redor do mundo. A expectativa por um maior aperto monetário pelo Federal Reserve (Fed) pesa, enquanto investidores buscam compreender os próximos passos da autoridade. Além disso, o temor com a variante ômicron do coronavírus segue gerando cautela, e ações ligadas a viagens tiveram uma sessão de importantes baixas.

continua após publicidade

O índice Dow Jones fechou em baixa de 0,89%, aos 35650,95 pontos, o S&P 500 caiu 0,91%, aos 4668,97 pontos, e o Nasdaq baixou 1,39%, aos 15413,28 pontos.

Para o Nomura, o Fed deve anunciar que irá dobrar o ritmo da retirada de estímulos da economia. Em 2022, a análise espera dois aumentos da taxa de juros no segundo semestre do ano - em setembro e em dezembro. Para o banco, o Fed age na tentativa de evitar que a inflação se enraíze na economia, mas avalia que os EUA vivem já um "um ponto de inflexão da inflação à medida em que o crescimento continua forte". Hoje, pesquisa divulgada pelo Fed de Nova York apresentou aumento nas expectativas de inflação de curto prazo, passando de 5,7% em outubro para 6%, e queda na de médio prazo (4% ante 4,2%), sendo este o primeiro declínio desde junho deste ano.

continua após publicidade

Sobre a sessão, Edward Moya, analista da Oanda aponta que "as ações estavam sob pressão, já que muitos investidores começaram a temer uma vida de trading sem uma rede de segurança do Fed". A "fúria da decisão sobre as taxas do banco central nesta semana provavelmente mostrará que as ações terão que subir sem a ajuda dos bancos centrais", projeta. Para Moya, a volatilidade permanecerá elevada ao longo de todas as decisões de taxas desta semana, que além do Fed, conta com as autoridades monetárias da zona do euro, do Japão e do Reino Unido.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou hoje que o país registrou a primeira morte por causa da variante ômicron. Aéreas tiveram quedas importantes, com American Airlines (-4,94%), Delta Air Lines (-3,43%) e United Airlines (-5,24%) caíram. Booking (-3,88%) e Airbnb (-5,20%) também recuaram. Outro destaque foi a Tesla, que recuou 4,98%, em um movimento que analistas interpretam como uma potencial correção depois da forte valorização da empresa nos últimos meses.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em baixa, com mercado antecipando possível aperto do Fed"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!