MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em baixa, após CPI reforçar chance de alta de 1 p.p. do juro

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta quarta-feira, 13, após a leitura mais forte que o esperado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho reforçar temores de que o Federal Reserve (Fed) pode subir o juro em um ponto po

Gabriel Caldeira (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Caldeira (via Agência Estado)
Publicado em 13.07.2022, 17:10:00 Editado em 13.07.2022, 17:13:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em baixa nesta quarta-feira, 13, após a leitura mais forte que o esperado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho reforçar temores de que o Federal Reserve (Fed) pode subir o juro em um ponto porcentual no fim deste mês, o que, por sua vez, deu mais fôlego à perspectiva de recessão econômica nos EUA. A recuperação parcial iniciada no fim da manhã e liderada por ações do setor de tecnologia não se sustentou até o fim do pregão.

continua após publicidade

O índice Dow Jones recuou 0,67%, aos 30.772,79 pontos, o S&P 500 caiu 0,45%, aos 3.801,78 pontos, e o Nasdaq cedeu 0,15%, a 11.247,58 pontos.

Logo após o CPI, o CME Group passou a registrar aumento da probabilidade de alta do juro básico nos EUA à faixa entre 2,50% e 2,75% em 27 de julho, o que representaria um aumento de 100 pontos-base. Ao longo da tarde, essa expectativa se consolidou a chegou a ser majoritária, com até 69% de chance, ante apenas 11% antes da divulgação do CPI.

continua após publicidade

Ainda que a previsão da maioria dos analistas seja de mais uma alta de 75 pontos-base, economistas do Citigroup, Wells Fargo e ING estão entre os que não descartam um aumento maior. A perspectiva de um Fed ainda mais agressivo reforçou a leitura de que os EUA entrarão em recessão em breve, como indicam as reduções nas projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) americano de S&P Global e Bank of America.

Presidente da distrital de Richmond do Fed, Thomas Barkin admitiu o risco de recessão e ressaltou que o BC deve focar no controle dos preços. Já o chefe do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, avaliou como possível um aumento de 100 pontos-base do juro em julho.

A autoridade monetária divulgou hoje seu Livro Bege, sumário de opiniões dos 12 distritos do Fed que baseiam as decisões da entidade. Segundo o documento, é esperado redução adicional da demanda e persistência das pressões inflacionárias ao menos até o fim do ano, em meio a um mercado de trabalho que segue apertado.

Fortemente descontadas, ações do setor de tecnologia demonstraram algum fôlego hoje, apesar do baixo apetite por risco em Wall Street. O papel da Netflix esteve entre os destaques, com alta de 1,21% após a companhia anunciar parceria com a Microsoft para um plano de assinatura com anúncios. Tesla (+1,70%) e Amazon (+1,08%) também figuraram entre as companhias do setor que tiveram bom desempenho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em baixa, após CPI reforçar chance de alta de 1 p.p. do juro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!