MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em alta, influenciadas por alívio nas preocupações com setor bancário

As bolsas de Nova York fecharam em território positivo nesta quarta-feira, 29, ganhando fôlego mais para o fim do pregão, com a prevalência do alívio nas turbulências do setor bancário dos Estados Unidos. Nesta quarta, autoridades do Federal Reserve (Fed,

Laís Adriana e Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)

·
Escrito por Laís Adriana e Gabriel Bueno da Costa (via Agência Estado)
Publicado em 29.03.2023, 17:46:00 Editado em 29.03.2023, 17:49:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em território positivo nesta quarta-feira, 29, ganhando fôlego mais para o fim do pregão, com a prevalência do alívio nas turbulências do setor bancário dos Estados Unidos. Nesta quarta, autoridades do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) e da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) testemunharam na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, garantindo o compromisso com a revisão e o fortalecimento do sistema bancário.

continua após publicidade

O Dow Jones fechou com ganho de 1,00%, em 32.717,60 pontos, o S&P 500 subiu 1,42%, a 4.027,81 pontos, e o Nasdaq teve alta de 1,79%, a 11.926,24 pontos.

O jornal The Washington Post reportou que o governo americano pretende pedir a reguladores federais do setor bancário novas regras para bancos médios, após a recente quebra do Silicon Valley Bank (SVB), segundo fontes ligadas ao assunto. O vice-presidente de Supervisão do Fed, Michael Barr, disse nesta quarta em audiência na Câmara dos Representantes que o sistema regulatório falhou no caso do SVB, e acrescentou que a conduta no caso está sendo analisada.

continua após publicidade

Segundo ele, o Fed buscou alertar o banco sobre problemas, mas o SVB fracassou em gerenciar os riscos. Barr ainda disse que o Fed "avalia com atenção" a resposta dos bancos ao colapso do SVB, e mencionou risco de redução no crédito em geral. Também presente na mesma audiência, o presidente da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), Martin Gruenberg, afirmou que há uma revisão "abrangente" em andamento pelo órgão, inclusive sobre o limite atual de depósitos garantidos de correntista por banco, em US$ 250 mil.

Entre ações de bancos importantes, Goldman Sachs fechou em alta de 0,72%, JPMorgan avançou 0,20% e Citigroup, 1,61%, com Wells Fargo em alta de 2,12%. Entre companhias menores do setor, First Citizens Bank, em foco nos últimos dias, subiu 2,75%.

Mas o setor de tecnologia mostrou mais impulso, apoiando o Nasdaq. Apple registrou ganho de 1,98%, Microsoft subiu 1,92% e Intel, 7,61%. Entre outras ações de peso, Amazon subiu 3,10% e Alphabet, 0,36%. Boeing, por sua vez, teve ganho de 1,47%.

continua após publicidade

Na agenda de indicadores, as vendas pendentes de imóveis avançaram 0,8% em fevereiro ante janeiro, quando analistas ouvidos pelo Wall Street Journal previam queda de 3,0%. O Goldman Sachs comenta, porém, que o recente estresse em bancos pequenos dos EUA aumenta a incerteza sobre a perspectiva de curto prazo do setor imobiliário dos EUA.

A Oxford Economics também aponta que a turbulência entre os bancos traz mais dúvidas para o segmento, com perspectiva de aperto no crédito. A Oxford diz que espera uma "leve recessão" nos EUA no segundo semestre, o que deve retardar qualquer reação mais forte do setor imobiliário até 2024, acredita ela.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em alta, influenciadas por alívio nas preocupações com setor bancário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!