MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em alta, com recuperação de apetite por risco com sinalizações da Ucrânia

As bolsas de Nova York fecharam com ganhos nesta quarta-feira, 9, em sessão na qual o apetite por risco foi recuperado, movimento em grande parte inspirado por sinalizações ucranianas de que possa haver um caminho diplomático para um acordo com a Rússia s

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.03.2022, 18:18:00 Editado em 09.03.2022, 18:23:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam com ganhos nesta quarta-feira, 9, em sessão na qual o apetite por risco foi recuperado, movimento em grande parte inspirado por sinalizações ucranianas de que possa haver um caminho diplomático para um acordo com a Rússia sobre o conflito no país. Apesar dos temores pelas repercussões da guerra, incluindo pressões inflacionárias pela alta das commodities, analistas consideram que o mercado acionário americano mostra resiliência em meio ao conflito.

continua após publicidade

O índice Dow Jones subiu 2,00%, a 33.286,25 pontos, o S&P 500 ganhou 2,57%, a 4.277,88 pontos, e o Nasdaq teve alta de 3,59%, a 13.255,55 pontos.

Na visão de Edward Moya, analista da Oanda, as ações se recuperam, depois de duas semanas desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, com os traders "um pouco otimistas de que um acordo poderia acontecer". O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu sinalizações de que pode ceder concessões a Moscou, incluindo uma desistência da entrada na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Para Moya, o S&P 500 foi capaz de se defender das baixas iniciais que atingiram os mercados, com muitos investidores precificando um ciclo de aperto menos agressivo pelo Federal Reserve (Fed).

continua após publicidade

A Capital Economics reforça a avaliação, e projeta que os índices provavelmente conseguirão obter pequenos ganhos ao longo do resto do ano, "embora existam claros riscos de queda". A consultoria lembra que o S&P 500 praticamente não sofreu perdas desde a invasão da Ucrânia. Como justificativa, a Capital aponta a possibilidade de que, apesar das sanções e interrupções nos mercados de commodities, as expectativas de lucros para as empresas do S&P 500 provavelmente não caíram muito. Além disso, a consultoria avalia que o impacto econômico da guerra na economia dos EUA, embora negativo, será relativamente pequeno.

Com o petróleo caindo mais de 10% seguindo as notícias sobre o conflito, as ações de empresa do setor foram pressionadas. ExxonMobil (-5,68%), Chevron (-2,50%), ConocoPhillips (-2,62%) recuaram. Por outro lado, ações de tecnologia e serviços de comunicação tiveram fortes ganhos, e ajudaram a impulsionar os índices. Meta (+4,31%), Apple (+3,50%), Alphabet (+2,40%), Microsoft (+4,59%) e Netflix (+4,98%) avançaram em bloco.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em alta, com recuperação de apetite por risco com sinalizações da Ucrânia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!