MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas de NY fecham em alta, beneficiadas por sentimento de risco após PMI chinês

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira, 6, em dia marcado por uma tentativa de recuperação em grande parte da sessão. O apoio veio da Ásia, com o índice de gerentes de compras (PMI) composto da China subindo em maio, refletindo relaxa

Letícia Simionato (via Agência Estado)

·
Escrito por Letícia Simionato (via Agência Estado)
Publicado em 06.06.2022, 17:34:00 Editado em 06.06.2022, 17:37:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta segunda-feira, 6, em dia marcado por uma tentativa de recuperação em grande parte da sessão. O apoio veio da Ásia, com o índice de gerentes de compras (PMI) composto da China subindo em maio, refletindo relaxamento de restrições contra a covid-19 no país. No entanto, ao longo dia, os índices perderam fôlego e chegaram a operar mistos, enquanto ainda pesam as preocupações com o aperto monetário do Federal Reserve (Fed) na semana da divulgação da inflação ao consumidor norte-americano (CPI) de maio.

continua após publicidade

No fechamento, o Dow Jones subiu 0,05%, a 32.915,78 pontos, o S&P 500 avançou 0,31%, a 4.121,43 pontos, e o Nasdaq teve alta de 0,40%, a 12.061,37 pontos.

O PMI composto chinês subiu de 37,2 em abril para 42,2 em maio, de acordo com pesquisa divulgada pela S&P Global e a Caixin Media. Mesmo vindo abaixo da marca de 50, que separa a expansão da contração, a leitura refletiu ganho de fôlego tanto na atividade industrial quanto em serviços. O ING prevê que os PMIs chineses devem retomar a marca de 50 em junho e, dessa forma, voltar ao território de expansão.

continua após publicidade

Mais tarde, os índices perderam fôlego e chegaram a ficar mistos, depois, retomaram fôlego no final da sessão. Enquanto o BC americano se mantém em seu período de silêncio, investidores aguardam pelo CPI de maio dos EUA, que será divulgado na sexta, dia 10. O Citi diz, em relatório enviado a clientes, que ainda vê risco de alta para a inflação. "Autoridades do Fed sinalizaram na semana passada que o ritmo de 50 pontos-base em cada reunião pode continuar além das próximas duas reuniões se a inflação não desacelerar de forma convincente", diz o banco. O Goldman Sachs avalia que o BC americano deve alcançar o "pouso suave" na economia, ou seja, apertar a política monetária sem empurrar os Estados Unidos a um quadro de recessão.

"Nas conversas que estamos tendo com os clientes, não vemos confiança", disse o analista-chefe de mercado da AvaTrade, Naeem Aslam. O rali da manhã, disse ele, foi o chamado "salto de gato morto". "O mercado de ações não está em compra."

Entre os destaques, papéis do Twitter caíram 1,49%, após terem chegado despencar 5%, diante da ameaça do dono da Tesla, Elon Musk, de desistir da compra da empresa. Ações da Amazon, por outro lado, subiram 1,99%. A empresa anunciou um desdobramento de ações de 20 por 1, em março, que agora está sendo implementado. Dessa forma, a partir de hoje, cada ação da Amazon se torna 20 ações. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas de NY fecham em alta, beneficiadas por sentimento de risco após PMI chinês"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!