Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa sobem de forma comedida; Nestlé salta após balanço e plano de cortar empregos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Sergio Caldas*

São Paulo, 16/10/2025 - As bolsas europeias operam em alta comedida na manhã desta quinta-feira, enquanto investidores seguem avaliando balanços positivos de grandes empresas da região, incluindo da Nestlé, após uma semana de volatilidade marcada por preocupações sobre a última disputa comercial entre EUA e China.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,33%, a 569,64 pontos.

A gigante de alimentos suíça Nestlé saltava 8,5% em Zurique, no horário acima, após divulgar resultado de vendas mais forte e planos de cortar até 16 mil empregos, o que reduziria seu quadro global de funcionários em 6%.

Ao longo da semana, resultados melhores do que o esperado de grandes bancos dos EUA e de empresas europeias ajudaram a sustentar o sentimento em meio a tensões comerciais. Na Europa, destacaram-se a francesa LVMH, referência do setor de luxo, e a holandesa ASML, fabricante de equipamentos para a produção de chips.

publicidade

Investidores, porém, seguem atentos à rixa tarifária entre Washington e Pequim. Ontem, o presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a defender a aplicação de tarifas mais altas a produtos chineses. Na semana passada, ele já havia ameaçado impor tarifas de 100% a importações do país asiático.

No noticiário macroeconômico, o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu apenas 0,1% na comparação mensal de agosto, o que acabou abafando um avanço maior do que o esperado da produção industrial britânica.

Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Londres se mantinha praticamente estável, enquanto a de Paris subia 0,80%, a de Frankfurt avançava 0,15% e as de Milão e Lisboa tinham respectivas altas de 0,50% e 0,18%. Na contramão, a de Madri caía 0,20%.

publicidade

Contato: sergio.caldas@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline