Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa operam majoritariamente em queda e mineradoras amparam Londres

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Por Patricia Lara*

São Paulo, 01/12/2025 - As bolsas europeias operam majoritariamente em queda neste início de dezembro, com a Bolsa de Londres tentando se manter no campo positivo amparada pelo desempenho em alta das mineradoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por volta das 7h16 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 estava em baixa de 0,46%, aos 573,68 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres subia 0,04% e a de Paris recuava 0,34%. Frankfurt tinha perda de 0,90%. O mercado de Milão perdia 0,67% e Lisboa apontava alta de 0,10%. Madri cedia 0,33%

Em Londres, a Fresnillo subia 5,5%, renovando máximas históricas, diante das projeções para os preços do ouro e prata. Outras mineradoras também tinham uma sessão de ganhos, como a Endeavour e Antofagasta, que subiam 2,01% e 1,20%, respectivamente. A SolGold não acompanhava o ímpeto das demais mineradoras e cedia 0,30%. Focada na exploração de cobre e ouro em minas no Equador, a companhia rejeitou uma proposta de aquisição por US$ 1 bilhão feita pela chinesa Jiangxi, listada em Hong Kong. A mineradora chinesa avançou 9,2% em Hong Kong.

A RheinMetall despencava 4% e pesava no DAX, referencial da Bolsa de Frankfurt, enquanto a Leonardo perdia 2,8% em Milão após autoridades americanas e ucranianas afirmarem ter avançado nas negociações em Miami sobre o fim da guerra com a Rússia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Paris, a Airbus cedia 3,4%. Órgãos reguladores ordenaram reparos urgentes em milhares de aeronaves da fabricante, após descobrirem que a intensa radiação solar corrompeu dados usados nos controles de voo de um jato em outubro. A Airbus informou que concluiu reparos na maior parte das aeronaves A320 que precisavam de ajustes.

Mesmo com a alta forte dos futuros do petróleo, a BP subia apenas 0,4%. A TotalEnergies cedia 0,33%, após a companhia anunciar a venda de 40% de sua participação em licenças na Nigéria para a Star Deep Water Petroleum, da Chevron.

A atividade medida pelos índices dos gerentes de compra do setor industrial ficou levemente abaixo do esperado na Alemanha e na zona do euro, enquanto subiu no Reino Unido para o nível esperado por analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contato: patricia.andrioli@estadao.com

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline