Bolsas da Europa operam em baixa, pressionadas por ações de montadoras após tarifa de Trump
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Por Sergio Caldas
São Paulo, 27/03/2025 - As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta quinta-feira, à medida que ações do setor automotivo reagiram em forte queda ao anúncio tarifário do presidente dos EUA, Donald Trump, para carros importados.
Por volta das 6h25 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,78%, a 544,45 pontos. Apenas o subíndice de montadoras e de autopeças amargava perda de 2,3%.
Ontem, Trump disse que os EUA irão cobrar tarifa de 25% sobre importações de carros a partir da próxima semana, em mais um gesto que tende a agravar o quadro de guerra comercial. Ele também ameaçou impor tarifas de importação "ainda maiores" caso a União Europeia (UE) e o Canadá coordenem esforços para "prejudicar" a economia americana.
Em postagem no X, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse "lamentar profundamente" a decisão dos EUA sobre a tarifação de carros, mas acrescentou que a UE continuará buscando uma solução negociada.
Entre ações individuais de montadoras na Europa, a da Stellantis, que reúne marcas como Fiat e Peugeot, tombava quase 4% em Milão no horário acima, enquanto as das alemãs Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen caíam 3,8%, 2,8% e 2,2%, nesta ordem.
Às 6h41 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,74%, a de Paris recuava 0,59% e a de Frankfurt cedia 0,89%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham respectivas perdas de 0,40%, 0,32% e 0,41%.
Contato: sergio.caldas@estadao.com
Últimas em Economia
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline