MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com Brexit, covid e vacinas no radar

Os mercados acionários europeus não tiveram sinal único nesta terça-feira, 8, sem muito impulso. No início do dia, o quadro geral foi negativo, com investidores cautelosos diante das dificuldades na negociação de um acordo comercial entre Reino Unido e Un

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2020, 14:18:00 Editado em 08.12.2020, 14:24:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários europeus não tiveram sinal único nesta terça-feira, 8, sem muito impulso. No início do dia, o quadro geral foi negativo, com investidores cautelosos diante das dificuldades na negociação de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia no Brexit, bem como ante o avanço da covid-19 pelo mundo. Mais adiante, houve divulgação de avanços no diálogo entre Londres e Bruxelas e o petróleo ganhou algum fôlego, o que apoiou melhora parcial nas bolsas.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,20%, em 393,64 pontos.

A UE e o Reino Unido anunciaram um entendimento preliminar entre as partes hoje, para o acordo que pode começar a vigorar em 2021. Ainda não há detalhes sobre o tema e a Eurasia manteve as chances de um acordo comercial em 60%. A consultoria vê pessimismo no governo britânico, mas destaca o fato de que o premiê Boris Johnson irá a Bruxelas nesta semana, o que reforça a expectativa de uma solução para o impasse.

continua após publicidade

A covid-19 também seguiu no radar. O Reino Unido afirmou que espera aprovação da vacina da Universidade Oxford, em parceria com a AstraZeneca, nas próximas semanas. Hoje, a ação da empresa subiu 0,78% em Londres, ganhando fôlego na reta final, após a AstraZeneca dizer que seus dados revisados confirmam a eficácia de seu imunizante contra o novo coronavírus.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 0,05%, em 6.558,82 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 0,06%, para 13.278,49 pontos. Na agenda de indicadores, o índice ZEW de expectativas econômicas na Alemanha subiu a 55 em dezembro, bem acima da previsão de 36,0 dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal. Para a Oxford Economics, o dado alemão foi sinal de otimismo entre investidores para o próximo ano. Em toda a zona do euro, o Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre cresceu 12,5% ante o trimestre anterior, com contração de 4,3% na comparação anual.

continua após publicidade

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 recuou 0,23%, para 5.560,67 pontos. Entre os bancos franceses, BNP Paribas teve baixa de 0,49% e Société Générale, de 1,53%

Em Milão, o índice FTSE MIB caiu 0,24%, a 22.053,42 pontos. Fiat Chrysler caiu 0,42%, mas no setor de energia ENI avançou 0,26%.

O índice IBEX 35, da Bolsa de Milão, registrou queda de 0,58%, para 8.227,60 pontos. Em Lisboa, o índice PSI 20 destoou da maioria e subiu 1,18%, a 4.759,11 pontos, em dia no qual o juro do bônus de 10 anos de Portugal operou em território negativo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com Brexit, covid e vacinas no radar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!