Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham sem direção única com tensão EUA-China e setor de luxo pressionado

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas europeias fecharam sem direção única nesta terça-feira, 14, com as tensões comerciais entre EUA e China voltando a impor cautela nos mercados. Além disso, o setor de luxo europeu ficou pressionado após a Comissão Europeia multar diversas grifes por práticas anticoncorrenciais.

Em Frankfurt, o DAX recuou 0,64%, aos 24231,88 pontos, acompanhado pelo CAC 40, de Paris, que perdeu 0,18%, aos 7919,62 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve baixa de 0,22%, a 42075,66 pontos. No sentido oposto, o FTSE 100, de Londres, fechou em alta de 0,10%, a 9452,77 pontos, em Madri, o Ibex 35 avançou 0,29%, a 15583,51 pontos e, em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,02%, a 8228,32 pontos. As cotações são preliminares.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As tensões comerciais entre os EUA e a China sobre terras raras estão afetando as ações europeias, diz Daniela Hathorn, da Capital.com. "Uma mistura de cautela e esperança está mantendo a volatilidade contida, mas a ruptura pode ir para qualquer lado à medida que novas manchetes moldam a narrativa nos mercados", acrescenta.

O comissário do Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic, disse que o bloco busca coordenar com os EUA e outros parceiros do G7 uma resposta aos controles mais rígidos de Pequim sobre a exportação de minerais de terras raras.

Entre ações individuais, a Kering (-1,60%), o grupo LVMH (-1,41%) e a Richemont (-0,92%) recuaram após a UE multar marcas de propriedade dos grupos - como Gucci, Loewe e Chloé - em mais de 157 milhões de euros por estratégias de preços injustas que reduziram a liberdade dos distribuidores. O subíndice Stoxx Europe Luxury 10 cedeu 1,04%.

publicidade

A Michelin tombou quase 9% em Paris, após a fabricante francesa de pneus cortar seu guidance para o ano em meio às tarifas dos EUA e forte queda nas vendas da América do Norte. Paralelamente, a BP perdeu 1,10% em Londres, pressionada pelo petróleo - apesar de prever aumento de produção no trimestre atual.

No radar, a Comissão Europeia aprovou, com condições, a proposta de aquisição da Boeing da Spirit AeroSystems Holdings. As ações da Airbus subiram 0,47%.

*Com informações da Dow Jones Newswires

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline