MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham sem direção única com tarifas de Trump e temor de retaliação da UE

As bolsas europeias encerraram o primeiro pregão de junho sem direção única, em um cenário de cautela, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas tarifas sobre aço, que reacenderam as tensões comerciais globais. Em Londres, o FTS

Poliana Santos, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Poliana Santos, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 02.06.2025, 14:04:00 Editado em 02.06.2025, 14:10:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas europeias encerraram o primeiro pregão de junho sem direção única, em um cenário de cautela, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar novas tarifas sobre aço, que reacenderam as tensões comerciais globais.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100 subiu discretos 0,02%, aos 8.774,26 pontos. O DAX, em Frankfurt, recuou 0,28%, aos 23.930,67 pontos, e o CAC 40, em Paris, caiu 0,19%, aos 7.737,20 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve queda de 0,26%, aos 39.984,15 pontos. Já em Madri, o Ibex 35 avançou 0,36%, aos 14.202,80 pontos, e o PSI 20, em Lisboa, ganhou 0,50%, aos 7.425,73 pontos. Os dados são preliminares.

As ações de siderúrgicas como a ArcelorMittal (-0,15%) caíram, pressionadas pelo anúncio de Donald Trump de que pretende dobrar as tarifas sobre aço e alumínio, de 25% para 50%. O setor automotivo também foi atingido: a Stellantis, negociada em Milão, recuou 4,96%, enquanto Mercedes-Benz (-2,68%), BMW (-2,43%) e Volkswagen (-1,95%) fecharam em baixa. Entre as empresas de luxo, tradicionalmente fortes em exportações, a Hermès perdeu 1,36%.

continua após publicidade

O clima nos mercados europeus foi de cautela após os EUA anunciar aumento nas tarifas sobre commodities metálicas. A tensão ganhou mais um capítulo com declarações americanas sobre defesa de Taiwan, que provocaram uma resposta firme da China. Pequim também negou qualquer violação de acordos.

Agora, os investidores voltam as atenções para a reunião entre representantes comerciais da União Europeia e de Washington, marcada para quinta-feira, mesmo dia em que o Banco Central Europeu divulgará sua decisão sobre os juros.

No campo macroeconômico, o PMI industrial do Reino Unido surpreendeu positivamente, enquanto o índice da zona do euro confirmou as expectativas e o da Alemanha decepcionou o mercado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham sem direção única com tarifas de Trump e temor de retaliação da UE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!