MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham sem direção única, com dados econômicos, China e BCs

Os mercados acionários da Europa fecharam nesta sexta-feira, 11, sem direcionamento único, em sessão marcada por previsões econômicas da União Europeia, dados do PIB do Reino Unido, falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglater

Natália Coelho, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 11.11.2022, 14:05:00 Editado em 11.11.2022, 14:11:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários da Europa fecharam nesta sexta-feira, 11, sem direcionamento único, em sessão marcada por previsões econômicas da União Europeia, dados do PIB do Reino Unido, falas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE), além do relaxamento nas restrições à covid-19 na China no radar.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,78%, a 7.318,04 pontos, enquanto o CAC 50, em Paris, avançou 0,58%, a 6.594,62 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,25%, a 24.455,57 pontos.

Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,43%, a 8.098,10 pontos. Já o índice DAX, em Frankfurt, fechou em alta de 0,56%, a 14.224,86 pontos. Por fim, na bolsa de Lisboa, o PSI 20 apresentou forte queda de 1,66%, a 5.739,34 pontos.

continua após publicidade

A Comissão Europeia publicou nesta sexta seu relatório de Projeção Econômica do Outono de 2022, que indiciou que o bloco espera que a economia da zona do euro cresça 3,2% em 2022, com desaceleração forte em 2023. A Comissão destaca que o primeiro semestre foi "forte", mas que a Europa entra "em uma fase muito mais desafiadora", com choques provocados pela guerra na Ucrânia que prejudicaram a demanda global e com fortes pressões inflacionárias.

Na agenda de indicadores, o Reino Unido anunciou que o Produto Interno Bruto (PIB) encolheu 0,2% no terceiro trimestre ante o anterior, com alta de 2,4% na comparação anual. Ainda, a produção industrial do país caiu 3,1% em setembro, na comparação anual, mas ainda assim ficando acima das projeções.

Segundo análise da Capital Economics, a recessão começa no país e o governo deverá apertar a política fiscal. Mais cedo, o presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, confirmou que mais altas são prováveis para os próximos meses. Já a membro do Comitê de Política Monetária (MPC, na sigla em inglês) do BoE Silvana Tenreyro destacou que, para ela, o banco já apertou a política monetária o suficiente para retornar a inflação à meta de 2% no médio prazo, alertando que um alta de juros ainda será sentida pela economia.

continua após publicidade

Nesta sexta, o comissário europeu para Economia, Paolo Gentiloni, afirmou que espera que a maioria dos Estados da União Europeia (UE) esteja em recessão no quatro trimestre deste ano. As perspectivas de 2023 enfraqueceram, a medida que a previsão é que a UE cresça apenas 0,3% em 2023. Segundo ele, a inflação deve atingir seu pico ainda em 2022. A ideia de contração econômica também foi mencionada pelo vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, que falou que uma recessão técnica é muito provável de ocorrer.

Também nesta sexta, o membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Fabio Panetta argumentou que a União Europeia deve fortalecer os investimentos direcionados para uma segurança energética.

Investidores também mantiveram no radar o anúncio do governo chinês sobre relaxar algumas restrições relacionadas à política de covid-zero, como a redução no período de quarentena para viajantes estrangeiros que chegam ao país e reduzindo o número de testes negativos para entrar no país em apenas um. Segundo análise da Capital Economics, a previsão é que, não há uma certeza sobre as consequências sobre o relaxamento mas, caso bem sucedida, a abordagem poderá dar fôlego ao setor de serviços. Caso não, terá de adotar uma resposta mais rigorosa que poderia ter sido evitada "caso restrições fossem aplicadas antes".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham sem direção única, com dados econômicos, China e BCs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!