MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham na maioria em alta com corte de juros do BCE e de olho em tarifas

As bolsas da Europa encerraram a quinta-feira, 6, em sua maioria em alta, impulsionadas pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir suas principais taxas de juros em 25 pontos-base. O movimento também ocorre no dia seguinte à indicação do gover

Pedro Lima (via Agência Estado)

·
Escrito por Pedro Lima (via Agência Estado)
Publicado em 06.03.2025, 14:16:00 Editado em 06.03.2025, 14:26:55
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa encerraram a quinta-feira, 6, em sua maioria em alta, impulsionadas pela decisão do Banco Central Europeu (BCE) de reduzir suas principais taxas de juros em 25 pontos-base. O movimento também ocorre no dia seguinte à indicação do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, de um alívio temporário nas tarifas sobre montadoras do mercado do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês). No entanto, as incertezas sobre as tarifas recíprocas norte-americanas ainda permanecem no radar dos investidores.

continua após publicidade

Em Londres, o índice FTSE 100 fechou em baixa de 0,83%, a 8.682,84 pontos. Em Frankfurt, o DAX subiu 1,47%, a 23.419,48 pontos. O CAC 40, de Paris, ganhou 0,29%, a 8.197,67 pontos. Em Madri, o Ibex 35 subiu 0,15%, a 13.234,20 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 registrou queda de 0,64%, a 6.690,48 pontos, enquanto em Milão, o FTSE MIB marcou variação positiva de 0,68%, a 38.779,67 pontos. As cotações são preliminares.

O BCE cortou suas taxas em meio a sinais de que a inflação na zona do euro segue relativamente sob controle. Em comunicado, a instituição também destacou que a política monetária está se tornando "significativamente menos" restritiva, mas previu uma inflação mais alta e um crescimento mais baixo na região neste ano. A presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que "a alta incerteza traz dificuldades para a zona do euro".

continua após publicidade

Ações do setor de chips conseguiram se recuperar e o subíndice de tecnologia fechou próximo à estabilidade, com variação marginal de 0,04%, após ser pressionado mais cedo pela baixa de ativos do segmento em Wall Street.

No noticiário macroeconômico, o setor varejista da zona do euro decepcionou com uma queda de 0,3% nas vendas de janeiro, enquanto a previsão dos analistas era de estabilidade. O subíndice do varejo europeu fechou em baixa de 0,25%.

No setor automotivo europeu, as ações da BMW subiram 4,3% e as da Porsche Automobil, 2,48%.

Após a Air France-KLM voltar a registrar lucro operacional no quarto trimestre do ano passado, a companhia aérea disparou 33% em Paris. A Rio Tinto subiu 0,30% em Londres, após anunciar planos de investimentos na região de Pilbara, na Austrália.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham na maioria em alta com corte de juros do BCE e de olho em tarifas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!