MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham mistas, com petroleiras em foco após decisão da Opep+

Os mercados acionários da Europa fecharam mistos nesta segunda-feira, 3, em uma sessão marcada por temores com a inflação global, à medida que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados anunciou que fará cortes adicionais voluntári

Letícia Simionato (via Agência Estado)

·
Escrito por Letícia Simionato (via Agência Estado)
Publicado em 03.04.2023, 14:16:00 Editado em 03.04.2023, 14:23:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários da Europa fecharam mistos nesta segunda-feira, 3, em uma sessão marcada por temores com a inflação global, à medida que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados anunciou que fará cortes adicionais voluntários em sua produção da commodity. Contudo, papéis de petroleiras saltaram e apoiaram os principais índices acionários do continente.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,54% a 7.673,00 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, caiu 0,31%, a 15.580,92 pontos. O CAC 40, em Paris, avançou 0,32%, a 7.345,96 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em alta de 0,24%, a 27.179,375 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 perdeu 0,22%, a 9.212,07 pontos. Na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 avançou 0,53%, a 6.078,72 pontos.

A Opep confirmou nesta segunda-feira que alguns de seus integrantes reduzirão sua oferta em 1,16 milhão de barris por dia (bpd) a partir de maio e até o fim de 2023, como há havia sido revelado no domingo.

continua após publicidade

"Os principais beneficiários deste anúncio foram empresas como BP (+4,29%), Shell (+4,18%) e Harbour Energy (+5,72%), já que os preços do petróleo bruto atingiram seus níveis mais altos desde o início de março. O movimento da Opep+ é particularmente inútil para os bancos centrais que, embora preocupados com a inflação persistente, estão cada vez mais preocupados em elevar as taxas de seus níveis atuais", analisa a CMC Markets.

Segundo Gediminas Šimkus, formulador de políticas do Banco Central Europeu (BCE), um corte na meta de produção de petróleo anunciado por alguns dos principais exportadores do mundo é uma má notícia para a instituição, que tenta reduzir a inflação, mas não alterará fundamentalmente as perspectivas de política monetária.

Em segundo plano, investidores acompanharam uma rodada de dados da manufatura europeia: na zona do euro, o índice de gerentes de compras (PMI) industrial caiu para 47,3 em março na leitura final, mas superou a estimativa preliminar.

Os da Alemanha e do Reino Unido também ficaram abaixo da barreira de 50, indicando contração no setor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham mistas, com petroleiras em foco após decisão da Opep+"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!