MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham mistas, com dados da zona do euro e do Reino Unido

Os principais mercados acionários da Europa fecharam mistos nesta quinta-feira, 5, após investidores digerirem a desaceleração acima do esperado da inflação ao produtor da zona do euro. Por outro lado, no Reino Unido, o índice de gerente de compras (PMI,

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 05.01.2023, 14:33:00 Editado em 05.01.2023, 14:37:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os principais mercados acionários da Europa fecharam mistos nesta quinta-feira, 5, após investidores digerirem a desaceleração acima do esperado da inflação ao produtor da zona do euro. Por outro lado, no Reino Unido, o índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) subiu abaixo da leitura preliminar.

continua após publicidade

Em Paris, o CAC 40 caiu 0,22%, a 6.761,50 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em baixa de 0,11%, a 24.832,70 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 subiu 0,51%, a 8.603,40 pontos. O índice DAX, em Frankfurt, fechou em baixa de 0,38%, a 14.436,31 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,24%, a 5.881,07 pontos. As cotações são preliminares.

Em Londres, o FTSE 100, subiu 0,64%, a 7.633,45 pontos, motivado pela resiliência dos setores de varejo e bancário, segundo análise da CMC Markets.

continua após publicidade

Entre os drivers desta quinta-feira para o país, está a alta do PMI de serviços e composto do Reino Unido, segundo a S&P Global. O número de serviços, entretanto, ficou abaixo da leitura preliminar e de projeções, permanecendo em território contracionista e aumentando temores de recessão.

De acordo com análise do Brown Brothers Harriman, mesmo com a melhora no indicador, greves ferroviárias, aéreas e de controle de fronteira "praticamente garantem leituras mais fracas do PMI de janeiro", que também é influenciado pelo aperto monetário e fiscal em andamento.

Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro registrou a terceira desaceleração seguida. Análise do Brown Brothers Harriman indica que o dado aponta para mais desacelerações pela frente, o que deve ser visto com otimismo pelo Banco Central Europeu (BCE) para as próximas decisões de juros.

continua após publicidade

Na esteira de Wall Street, a atenção do mercado se voltou para dados fortes de vagas de emprego dos Estados Unidos, que puxou as bolsas americanas para baixo, visto que o mercado de trabalho forte pode aumentar os temores de inflação resistente e de aperto monetário mais forte pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Nesta quinta, entre os papéis em destaque, ficaram as ações da Standard Chartered, que saltaram mais de 7% após o banco Abu Dhabi afirmar que considera fazer uma oferta pela aquisição da empresa, que possui sede no Reino Unido, mas foco na Ásia. Já a Next teve alta de mais de 7%, com a previsão de um lucro de 795 milhões de euros (antes de impostos) em 2024.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham mistas, com dados da zona do euro e do Reino Unido"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!