Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham mistas com ações de defesa em destaque após eleição na Alemanha

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas europeias fecharam em território misto nesta segunda-feira, 24, à medida que investidores digeriam a vitória da aliança conservadora nas eleições parlamentares da Alemanha, realizadas no domingo. O DAX, referencial do mercado alemão, avançou com ajuda do conglomerado de defesa Rheinmetall.

Já a aceleração da taxa de inflação anual ao consumidor da zona do euro limitou os ganhos no mercado acionário europeu.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em Londres, o índice FTSE 100 fechou estável, a 8.658,98 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,60%, a 22.421,36 pontos. O CAC 40, de Paris, caiu 0,78%, em 8.090,99 pontos. Em Madri, o Ibex 35 ganhou 0,36%, a 12.999,00 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 1,62%, a 6.819,07 pontos. Em Milão, o FTSE MIB marcou alta de 0,13%, a 38.472,56 pontos. As cotações são preliminares.

Com a vitória da coalizão conservadora formada pela União Democrata Cristã (CDU) e pela União Social Cristã (CSU) na Alemanha, Friedrich Merz (CDU) é considerado o provável próximo chanceler, sucedendo Olaf Scholz, cujo partido terminou em terceiro. A Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema direita, ficou em segundo.

Em destaque, as ações do setor de defesa na Europa registraram alta generalizada, impulsionadas pela incerteza geopolítica da região e pela postura de Merz, que defende a expansão dos gastos com defesa no bloco europeu.

publicidade

Ele também preconiza mais "independência" para os europeus em relação aos EUA. As empresas do setor, como Rheinmetall (+6,1%); Renk (+2,4%) e Hensoldt (+4,7%), em Frankfurt.

A BAE Systems ganhou +3,9% em Londres. A Thales (+2,2%), em Paris, e Leonardo (+1,8%), em Milão, também apresentaram ganhos.

Em Amsterdã, as ações da Just Eat Takeaway.com dispararam 54% após o anúncio de que a holandesa Prosus fechou um acordo para a aquisição da companhia de entrega de alimentos por 4,1 bilhões de euros.

publicidade

Outras empresas do setor também foram beneficiadas, como a britânica Deliveroo (+4,7%). Já a alemã Delivery Hero apagou alta e caiu 1,02%.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline