Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham majoritariamente em alta, com balanços e tensões geopolíticas no radar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam majoritariamente em alta nesta terça-feira, 21, conforme investidores se posicionavam em compasso de espera por balanços trimestrais e monitorando o noticiário corporativo, enquanto tensões geopolíticas e comerciais seguem no radar.

Perto do fechamento, o Stoxx 600 tinha alta de 0,21%, a 573,30 pontos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,25%, a 9.426,99 pontos, impulsionado pelo avanço do HSBC (+1,6%), que contratou David Lindberg, um veterano do NatWest, como diretor executivo para o Reino Unido.

Os bancos também eram destaque em Milão, onde o FTSE MIB avançou 0,6%, a 42.648,28 pontos. O BPER Banca subiu 5,24% após assinar um contratos de exposição sintética enquanto se prepara para sua integração ao Banca Popolare di Sondrio (+5,2%).

Na zona do euro, a presidente da Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, defendeu a soberania do bloco e disse que quer consolidar a sua "independência" em 2026. Em evento, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, apontou a necessidade de reduzir preços de energia para proteger a competitividade industrial, enquanto os dirigentes Philip Lane e Martin Kocker reiteraram que a política monetária está bem posicionada.

publicidade

Segundo o ING, o sentimento de investidores europeus continua resiliente apesar do rebaixamento da França pela S&P Global e temores de que a Moody's possa fazer o mesmo na sexta-feira. Nesta terça, o premiê Sébastien Lecornu anunciou oficialmente uma emenda ao projeto orçamentário para suspender a reforma da aposentadoria. Em Paris, a empresa de pagamentos Edenred, que disparou 19,6% depois de agradar em crescimento orgânico no terceiro trimestre, com o índice CAC40 em alta de 0,64%, a 8.258,86 pontos.

Ainda, a China e a União Europeia concordaram em realizar conversa sobre controles de exportação em Bruxelas nesta terça-feira. Investidores também se posicionaram em espera pelos balanços do Unicredit e da Vivendi após o fechamento dos mercados.

Em Frankfurt, o Dax fechou em alta de 0,37%, a 24.348,78 pontos. Em Madri, o Ibex 35 caiu 0,39%, a 15.767,10 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,64%, a 8.272,22 pontos. As cotações são preliminares.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline