MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em queda após inflação surpreender

Investidores também viam com preocupação os empréstimos adicionais definidos no orçamento da ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves

Matheus Prado*, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Bolsas da Europa em queda
Icone Camera Foto por Reprodução/pixabay
Bolsas da Europa em queda
Escrito por Matheus Prado*, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 31.10.2024, 14:35:02 Editado em 31.10.2024, 14:34:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam em queda, após dados de inflação surpreenderem negativamente e enquanto investidores seguem reagindo ao orçamento do Reino Unido. O baixo apetite por risco em Wall Street também impactou. Na direção oposta, o índice PSI 20, de Lisboa, saltou com balanços do Banco Comercial Português e Jeromino Martins.

continua após publicidade

O FTSE 100, de Londres, recuou 0,61% (-1,54% no mês), aos 8.110,10 pontos. O CAC 40, de Paris, caiu 1,05% (-3,74% no mês), encerrando em 7.350,37 pontos. O DAX, referência em Frankfurt, teve queda de 1,03% (-1,38% no mês), a 19.058,53 pontos. As cotações são preliminares.

LEIA MAIS:IBGE observa crescimento de empregos em várias atividades econômicas

continua após publicidade

A aceleração da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro em outubro enfraqueceu a tese de que o Banco Central Europeu (BCE) poderá cortar juros mais rapidamente e impactou o já combalido humor do investidor europeu. Investidores também viam com preocupação os empréstimos adicionais definidos no orçamento da ministra das Finanças do Reino Unido, Rachel Reeves.

Pesou ainda o viés amplamente negativo das bolsas de Nova York, conforme as eleições presidenciais se aproximam e após dados de atividade decepcionarem e investidores receberem com pessimismo as projeções para o segmento de inteligência artificial (IA) apresentados pelas gigantes de tecnologia Microsoft e Meta.

Entre as empresas europeias, decepcionaram os balanços da cervejaria AB InBev (-5,72%) e do banco BNP Paribas (-4,81%).Por outro lado, foram bem recebidos os resultados de outro banco francês, o Société Générale (+11,52%), da petrolífera Shell (+3,27%) e da Airbus (+0,63%). Jerónimo Martins (+7,69%) e BCP (+9,02%) foram responsáveis pelo descolamento da bolsa portuguesa na sessão.

continua após publicidade

Em outras bolsas, o Ibex 35, de Madri, recuou 0,68% (-1,86% no mês), para os 11.715,00 pontos. O FTSE MIB, de Milão, fechou em queda de 0,64% (+0,46% no mês), a 34.281,24 pontos. Já o PSI 20, de Lisboa, subiu 2,21% (-3,83% no mês), aos 6.532,77 pontos. As cotações são preliminares.

*Com informações da Dow Jones Newswires

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em queda após inflação surpreender"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!