MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em queda após dados da China aquém do esperado; emprego pesa em Londres

As bolsas europeias fecharam a terça-feira, 15, em baixa após dados na China levantarem dúvidas sobre o ritmo de crescimento da segunda maior economia do planeta. Em destaque negativo, Londres e Frankfurt caíram às mínimas de um mês, com o mercado britâni

Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)

·
Escrito por Gabriel Tassi Lara (via Agência Estado)
Publicado em 15.08.2023, 13:37:00 Editado em 15.08.2023, 13:43:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas europeias fecharam a terça-feira, 15, em baixa após dados na China levantarem dúvidas sobre o ritmo de crescimento da segunda maior economia do planeta. Em destaque negativo, Londres e Frankfurt caíram às mínimas de um mês, com o mercado britânico particularmente pressionado pelos salários resilientes no Reino Unido, que sustentam expectativa por novo aumento de juros.

continua após publicidade

Na China, produção industrial, vendas no varejo e investimentos em ativo fixo vieram abaixo do esperado, indicando uma desaceleração da economia. Nos EUA, o índice de atividade industrial também ficou aquém da previsão, e apesar das vendas no varejo americano terem surpreendido positivamente, o CIBC avalia que o resultado foi insuficiente para mudar expectativa do banco por novo aumento de 25 pontos-base nos juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) em setembro - na contramão da aposta majoritária no mercado.

No outro lado do Atlântico, indicadores de emprego mantiveram a probabilidade de mais aperto do Banco da Inglaterra (BoE), o que penalizou o sentimento de risco. "Não há muito o que comemorar hoje, os dados apontam para a ideia de que as taxas de juros podem muito bem permanecer mais altas por mais tempo, bem como subir ainda mais de onde estão agora", afirma o CMC Markets.

continua após publicidade

As mineradoras britânicas Antofagasta e Glencore caíram mais que os pares, 3,59% e 3,69%, respectivamente, e puxaram o índice FTSE 100 para baixo. Segundo o TD Securities, o ocidente ainda aguarda novos incentivos à demanda pelo governo Chinês, mas a empolgação tem diminuído com a divulgação de novos dados.

Em Frankfurt, o índice DAX fechou em queda de 0,87%, a 15.767,28 pontos; em Paris, o CAC 40 recuou 1,14%, a 7.267,70 pontos; em Madri, o índice Ibex 35 teve queda de 0,94%, a 9.340,30 pontos, e, em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,69%, a 5.998,75 pontos. As cotações são preliminares. Na Itália, não houve negócios na Bolsa de Milão, por conta de feriado nacional.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em queda após dados da China aquém do esperado; emprego pesa em Londres"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!