MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em forte queda, diante de preocupação com nova variante

As bolsas da Europa fecharam com forte recuo nesta sexta-feira, 26, com índices tendo registrado queda de mais de 4%. Os mercados internacionais renovaram suas preocupações com o impacto da pandemia sobre a economia, diante das notícias de uma nova varian

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.11.2021, 14:51:00 Editado em 26.11.2021, 14:56:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam com forte recuo nesta sexta-feira, 26, com índices tendo registrado queda de mais de 4%. Os mercados internacionais renovaram suas preocupações com o impacto da pandemia sobre a economia, diante das notícias de uma nova variante do coronavírus. As ações ligadas a turismo e petroleiras despencaram. Paralelamente, dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reforçaram que inflação na zona do euro será temporária.

continua após publicidade

O índice Stoxx 600, que mede o desempenho de 600 empresas por todo o continente, caiu 3,67%, a 464,04 pontos, de acordo com dados preliminares. Em Londres, o FTSE 100 caiu 3,64%, a 7.044,03 pontos, enquanto o DAX recuou 4,15%, a 15.257,04 pontos, em Frankfurt, e o CAC 40 cedeu 4,75%, a 6.739,73 pontos, em Paris.

Identificada pela primeira vez na África do Sul, a nova cepa do coronavírus preocupa porque se demonstrou altamente mutável e ainda não há informações sobre como as vacinas respondem à sua infecção. A Europa notificou seu primeiro caso na Bélgica.

continua após publicidade

Analista da CMC Markets, Michael Hewson diz que a reação dos mercados vista hoje provavelmente foi exacerbada, mas pontuou que a notícia vem em meio a alta de casos da covid-19 vista na Europa. "O DAX e o CAC 40, dois dos principais índices europeus, tendo registrado a maior queda semanal do ano. Não sem razão, investidores escolheram apostar primeiro e fazer perguntas depois, especialmente tão próximo ao fim do ano e dado o tamanho dos ganhos vistos até agora em 2021".

Na Bolsa de Londres, a IAG, controladora da British Airways, teve o pior desempenho, com queda de 14,85%. Entre as petroleiras, a BP cedeu 7,86% e a Anglo American, 7,40%.

"A Rolls-Royce (-11.62%) também está levando uma surra à medida que vários países procuram apertar os requisitos de entrada para viajantes", o que tende a demanda por voos, disse Hewson. A empresa é uma das principais fornecedoras de peças ao setor de aviação civil.

continua após publicidade

Em Milão, o FTSE MIB recuou 4,60%, a 25852,99 pontos. Nas praças ibéricas, o PSI 20 caiu 2,43%, a 5.425,07 pontos, e o IBEX 35 cedeu 4,96%, a 8.402,70 pontos.

Dirigentes do BCE, Luis de Guindos e Ignazio Visco demonstraram preocupação com os riscos da nova variante sobre a economia da zona do euro. Ainda assim, vice-presidente da instituição, Guindos defendeu que a inflação do bloco deve desacelerar em 2022. A presidente do BCE, Christine Lagarde, também reiterou que a alta nos preços é temporária.

Em relatório sobre suas perspectivas para o ano que vem, o Société Générale prevê um ano sólido para os ativos europeus. No entanto, pontuou que uma nova onda da covid-19, sinais de desaceleração na China, eleições na França e a primeira elevação de juros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) em quatro anos poderiam servir de gatilho para volatilidade em 2022.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em forte queda, diante de preocupação com nova variante"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!