Mais lidas

    Economia

    Economia

    Bolsas da Europa fecham em baixa, em dia de feriados no Reino Unido e nos EUA

    Escrito por Da Redação
    Publicado em 31.05.2021, 14:11:00 Editado em 31.05.2021, 14:16:11
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A maioria das bolsas europeias fechou em baixa nesta segunda-feira, 31, em dia de liquidez reduzida por conta de feriados no Reino Unido e nos Estados Unidos, que mantiveram os mercados locais fechados. No foco de investidores, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha de maio apontou para aceleração da inflação na principal economia do continente.

    O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em queda de 0,49%, aos 446,76 pontos.

    A alta mensal do CPI alemão foi de 0,5%, ante previsão de crescimento a 0,3%, segundo a leitura preliminar divulgada nesta segunda-feira. Já a taxa anualizada subiu 2,5% em maio, 0,1 ponto porcentual acima das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal.

    O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, recuou 0,64% nesta segunda-feira, aos 15.421,13 pontos.

    Para o ING, o indicador mostrou que "todas as potenciais pressões inflacionárias" estão "em pleno andamento" na Alemanha. O banco prevê que o CPI do país pode eventualmente variar entre 3% e 4% no segundo semestre deste ano. Este cenário, diz a instituição, complica ainda mais a tentativa do Banco Central Europeu (BCE) de evitar discussões sobre a redução de compras de ativos.

    Acompanhando Frankfurt e respondendo ao menor volume de negociações com os feriados no Reino Unido e EUA, o índice CAC 40, da Bolsa de Paris, encerrou o pregão em queda de 0,57%, aos 6.447,17 pontos, enquanto o IBEX 35, de Madri, cedeu 0,82%, aos 9.148,90 pontos, na mínima do dia.

    Já o PSI 20, de Lisboa, teve baixa maior, de 1,19%, aos 5.180,18 pontos, e terminou a sessão também na mínima intraday.

    O mercado também acompanhou nesta segunda-feira a divulgação do relatório de perspectivas econômicas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que elevou a sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) global em 2021, mas alertou para a recuperação desigual, com economias emergentes pressionadas.

    Em Milão, o índice FTSE MIB contrariou o movimento geral e registrou alta na maior parte do dia, mas acabou fechando estável, aos 25.170,55 pontos. A ação da Atlantis foi a que mais subiu na bolsa italiana, em alta de 2,94%, puxada pela notícia de que a companhia vendeu sua participação na Autostrade per l'Italia, uma sociedade anônima que gere trechos de rodovias sob concessão no país, de acordo com reportagem da Reuters.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em baixa, em dia de feriados no Reino Unido e nos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.