MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em baixa devido a falas e perspectivas do BCE

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,48%, a 504,73 pontos

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Bolsas da Europa fecham em baixa devido a falas e perspectivas do BCE
Icone Camera Foto por Reprodução/pixabay
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 30.12.2024, 14:35:45 Editado em 30.12.2024, 14:42:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam na maioria em baixa nesta segunda-feira, 30, com os negócios com liquidez bastante restrita pelo final do ano. O dia teve declarações de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e as perspectivas para a postura da autoridade em 2025 em foco. Na terça-feira, 31, alguns mercados acionários europeus fecharão mais cedo do que o normal, enquanto outros, caso de Frankfurt e Milão, não terão operações.

continua após publicidade

LEIA MAIS:GCM recupera peças retiradas de Gol furtado neste domingo em Apucarana

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,48%, a 504,73 pontos.

continua após publicidade

No fim de semana, o dirigente do BCE Robert Holzmann disse em entrevista que a instituição poderá demorar mais para voltar a cortar juros de novo, diante de uma recente aceleração da inflação na zona do euro.

Nesta segunda, foi publicado que a inflação espanhola acelerou mais do que o esperado em dezembro, permanecendo acima de 2% pelo segundo mês seguido ao subir 2,8% na comparação com o ano anterior, acelerando com relação ao aumento de 2,4% em novembro.

O dirigente Yannis Stournaras afirmou que a estabilidade da inflação na zona euro perto da meta de 2% - esperada para ser alcançada no início de 2025 - permite espaço para uma maior flexibilização monetária europeia, se as condições permitirem.

continua após publicidade

Outro dirigente, Klaas Knot, disse que há uma séria chance de uma guerra comercial eclodir. Segundo Knot, se o futuro governo dos EUA, sob Donald Trump, impuser novas tarifas, a China poderá começar a vender seus produtos a preços mais baratos para a Europa. Em uma situação assim, a China acabaria "exportando" sua deflação para o continente europeu, afirmou o dirigente.

Em Frankfurt, o DAX caiu 0,38%, a 19.909,14 pontos, encerrando o ano com um avanço de 18,85%, representando o maior ganho entre as principais bolsas europeias. Somando com a alta de 2023, o índice acumula valorização de 43% em dois anos, o que representa o melhor biênio para o DAX em mais de uma década. O destaque é o avanço da SAP, que impulsionada pelo desempenho das empresas de tecnologia ao longo de 2024, foi responsável por cerca de um terço dos ganhos do índice no ano, segundo o jornal El Economista. Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,07%, a 34.186,18 pontos, terminando o ano com um avanço de 12,63%.

Em Londres, o FTSE 100 caiu 0,35%, a 8.121,01 pontos. Em Paris, o CAC 40 recuou 0,57%, a 7.313,56 pontos. Em Madri, o Ibex35 teve alta de 0,08%, a 11.540,90 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,10%, a 6.367,38 pontos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em baixa devido a falas e perspectivas do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!