MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em baixa, com temores de Wall Street por altas de juros

Os mercados acionários europeus fecharam a sexta-feira, 17, em queda, em pregão com alta volatilidade e seguindo perspectivas de altas mais agressivas nos juros pelos bancos centrais das principais economias. Ainda, as bolsas foram pressionadas pelo baixo

Natália Coelho (via Agência Estado)

·
Escrito por Natália Coelho (via Agência Estado)
Publicado em 17.02.2023, 13:52:00 Editado em 17.02.2023, 13:59:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os mercados acionários europeus fecharam a sexta-feira, 17, em queda, em pregão com alta volatilidade e seguindo perspectivas de altas mais agressivas nos juros pelos bancos centrais das principais economias. Ainda, as bolsas foram pressionadas pelo baixo rendimentos do setor de energia.

continua após publicidade

Em Londres, o FTSE 100, caiu 0,10% a 8.004,36 pontos, enquanto o índice DAX, em Frankfurt, seguiu o movimento e fechou em baixa de 0,33%, a 15.482,00 pontos. O CAC 40, em Paris, cedeu 0,25%, a 7.347,72 pontos, e o FTSE MIB, em Milão, fechou em baixa de 0,37%, a 27.751,14 pontos. Já em Madri, o índice Ibex 35 caiu 0,01%, a 9.326,80 pontos. Por fim, na Bolsa de Lisboa, o PSI 20 subiu 0,35%, a 6.022,54 pontos. As cotações são preliminares.

Na esteira de Wall Street, as bolsas europeias sentiram o peso do pessimismo em Nova York, com a possibilidade de altas mais agressivas nos juros por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Falando sobre as taxas básicas, o dirigente do Banco Central Europeu (BCE), François Villeroy, negou a possibilidade de corte de juros neste ano, segundo a Reuters.

continua após publicidade

Seguindo a fraqueza do petróleo, empresas de energia foram pressionadas nesta sexta, como a BP, caindo quase 1,5%, e a Shell, em queda de quase 2%, ambas em Londres. Em Paris, a TotalEnergies caiu mais de 2%, enquanto a Eni teve baixa de quase 2,5% em Milão. Já em Lisboa, a Galp Energia cedeu cerca de 2,5%.

Em segundo plano, está o varejo do Reino Unido. Apesar ter vindo um pouco acima do esperado pelo mercado em janeiro, a consultoria Capital Economics acredita que o ano ainda será de contrações e que os resultados não são o suficientes para fazer com que o país escape de uma possível recessão. Também ficou de lado a desaceleração do índice de preços ao produtor (PPI) na Alemanha.

Entre outras ações em destaque no pregão, os papéis da Air France-KLM saltaram quase 6% em Paris após a publicação de seu balanço do quarto trimestre de 2022, com receita recorde. Já os papéis do banco britânico NatWest despencaram mais de 6%, após seu balanço não agradar investidores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em baixa, com temores de Wall Street por altas de juros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!