MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em baixa, com agenda esvaziada e pressionadas por tombo da Airbus

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta terça-feira, 25, pressionadas especialmente pelos setores de defesa e aeroespacial, já que as ações da Airbus tiveram fortes quedas após divulgação de projeções da empresa. Em um dia de poucos indicadores e apar

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 25.06.2024, 13:33:00 Editado em 25.06.2024, 13:39:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam em baixa nesta terça-feira, 25, pressionadas especialmente pelos setores de defesa e aeroespacial, já que as ações da Airbus tiveram fortes quedas após divulgação de projeções da empresa. Em um dia de poucos indicadores e aparições públicas de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE), a postura monetária da região ficou em segundo plano, enquanto a política foi observada, com destaque para o processo de definição de cargos em Bruxelas.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em baixa de 0,29%, a 517,34 pontos.

A Airbus informou que não alcançará suas metas anuais para o ano, incluindo o número de aeronaves comerciais que planejava entregar, depois que sua equipe de gestão de sistemas espaciais identificou novos desafios comerciais e técnicos.

continua após publicidade

A fabricante de aviões disse que também registrará encargos de cerca de 900 milhões de euros (US$ 962,5 milhões) no primeiro semestre de 2024 após uma revisão extensa de seus programas de sistemas espaciais. A Airbus espera encerrar o ano entregando 770 aeronaves comerciais, abaixo da previsão anterior de 800 entregas de aeronaves comerciais de alguns meses atrás.

Em Paris, a ação da empresa tombou 9,54%, onde o CAC 40 caiu 0,58%, a 8.247,79 pontos. Em Londres, a fabricante de motores de aeronaves Rolls-Royce Holdings caiu 1,12%, onde o FTSE 100 recuou 0,41%, a 8.247,79 pontos. Em Frankfurt, o DAX teve queda de 0,89%, a 18.162,53 pontos. Em Milão, o FTSE MIB caiu 0,38%, a 33.707,21 pontos. Em Madri, o Ibex35 recuou 0,48%, a 11.118,90 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 cedeu 0,36%, a 6.567,39 pontos.

Uma série de veículos de imprensa publicou que o acordo sobre os principais cargos de liderança na União Europeia foi finalizado. O bloco deve manter Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia, enquanto o português António Costa liderará o Conselho Europeu.

continua após publicidade

Além disso, a estoniana Kaja Kallas foi escolhida como a nova Alta Representante da UE. A discussão entre os partidos foi conduzida por representantes das três principais famílias políticas europeias, resultando em um acordo que será formalizado durante a cúpula de chefes de Estado e de governo em Bruxelas.

Na política francesa, o Rabobank acredita que o resultado mais provável das eleições parlamentares não representaria um risco sistêmico para a zona euro, uma vez que a coabitação e a falta de maioria para o Reagrupamento Nacional (RN) levariam a um período de relativa estagnação política. No entanto, "o perigo seria que o RN e o NFP (coalizão de partidos de esquerda) concordassem em algumas questões (como a redução da idade de aposentadoria) que, em última análise, colocariam uma pressão ascendente sobre o déficit orçamental de França ou causariam uma antecipação desta situação", pondera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em baixa, com agenda esvaziada e pressionadas por tombo da Airbus"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!