MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta em meio à expectativa por decisão de juros do BCE

As bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira, 19, com os investidores na expectativa pela decisão monetária do Banco Central Europeu (BCE) na próxima quinta-feira (21). Na data, o BCE deve decidir por um aumento histórico nas taxas de juros na z

Carlos Dias, especial para o Estadão (via Agência Estado)

·
Escrito por Carlos Dias, especial para o Estadão (via Agência Estado)
Publicado em 19.07.2022, 13:21:00 Editado em 19.07.2022, 13:25:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas europeias fecharam em alta nesta terça-feira, 19, com os investidores na expectativa pela decisão monetária do Banco Central Europeu (BCE) na próxima quinta-feira (21). Na data, o BCE deve decidir por um aumento histórico nas taxas de juros na zona do euro, o primeiro em 11 anos, em razão do recrudescimento da inflação ao consumidor no continente.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 1,38%, a 423,41 pontos. O londrino FTSE 100 terminou com alta de 1,01%, em 7.296,28 pontos. O alemão DAX subiu expressivos 2,69%, a 13.308,41, em Frankfurt; o parisiense CAC 40 teve alta de 1,79%, a 6.201,22 pontos; na Bolsa de Milão, o índice FTSE MIB subiu 2,49%, a 21.696,20 pontos; o índice Ibex, da Bolsa de Madri, registrou ganho de 2,03%, a 8.125,10 pontos, e o lisboeta PSI 20 fechou em alta de 0,15%, a 5.976,55 pontos.

A Eurostat - agência de estatísticas da União Europeia (UE) - confirmou que a taxa anual do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro avançou em junho para o nível recorde de 8,6%, em meio aos efeitos da guerra na Ucrânia que permanece sem um acordo de paz à vista. Há ainda impactos complexos no abastecimento de gás russo para a Europa e o escoamento da já debilitada safra de grãos ucraniana.

continua após publicidade

Nesta terça-feira, a Comissão Europeia informou em comunicado que aprovou US$ 10 bilhões em um esquema de garantia de empréstimos à Itália, para apoiar empresas em setores afetados pela invasão da Rússia à Ucrânia. Além disso, a Comissão adotou um Acordo de Parceria e Coesão Política no qual a Itália receberá 42,7 bilhões de euros da UE até 2027.

Além da reunião do BCE desta semana, os investidores europeus também estão com olhar atento para a reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed), que está programada para a semana que vem. Acredita-se que o Fed elevará seus juros básicos em 75 pontos-base pela segunda vez consecutiva, aumento menor do que os 100 pontos-base cogitados na semana passada.

Investidores europeus também seguem atentos à temporada de balanços corporativos dos EUA. No segundo trimestre, grandes bancos americanos lucraram 34% menos do que em igual período do ano passado, como mostrou reportagem do Estadão/Broadcast. Ainda no noticiário corporativo, destaque para a Electricité de France (EDF), cuja ação subiu hoje 14,72% em Paris, cotada a 11,73 euros, após o governo francês revelar detalhes de uma oferta para assumir pleno controle da companhia elétrica. Com informações da Dow Jones Newswires.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em alta em meio à expectativa por decisão de juros do BCE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!