Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta, com tom mais ameno dos EUA em relação à China

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, 13, recuperando-se parcialmente do tombo registrado no fim da semana passada. Investidores monitoram os desdobramentos das tensões entre EUA e China, após autoridades norte-americanas adotarem um tom mais conciliador e de diálogo com Pequim.

Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,18%, a 9.444,71 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,55%, nos 24.375,28 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,07%, a 7.923,92 pontos. Em Milão, o FTSE MIB teve alta de 0,14%, a 42.106,28 pontos. Em Madri, o Ibex 35 ganhou 0,36%, a 15.542,04 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 subiu 0,65%, a 8.222,83 pontos. As cotações são preliminares.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

As ações europeias foram impulsionadas sobretudo pelos setores de mineração (+1,94%) e tecnologia (+1,70%%) nesta segunda-feira. No domingo, o presidente norte-americano, Donald Trump, adotou tom mais conciliatório em relação à China e disse que "tudo ficará bem".

"A volatilidade nesta fase deve ser vista como parte do processo de normalização, não como uma nova fase de baixa", diz o banco Julius Baer.

Já segundo o Berenberg, as exportações subsidiadas da China, redirecionadas para longe do mercado americano, correm o risco de prejudicar as próprias exportações da Europa. "Os problemas comerciais acentuam riscos de queda para o crescimento alemão e europeu no final de 2025 e início de 2026", alerta.

publicidade

Entre ações individuais, os papéis da fornecedora holandesa de equipamentos para fabricação de chips ASML Holding subiram 3,64% e a ASM International avançou 2,19%. A fabricante alemã de chips Infineon Technologies registrou ganho de 1,20%. Paralelamente, a mineradora BHP subiu 1,82% em Londres, enquanto a Glencore teve alta de mais de 3%.

No âmbito político europeu, investidores seguem atentos à situação da França. No domingo, o primeiro-ministro francês, Sébastien Lecornu, anunciou um novo gabinete na tentativa de conter a turbulência política.

*Com informações da Dow Jones Newswires

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline