MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta, com suspensão de teto da dívida nos EUA e dados na região

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, em uma sessão com alívio após a aprovação da suspensão do teto da dívida dos Estados Unidos na Câmara dos Representantes do país. No geral, ativos de risco foram impulsionados, incluindo commodities

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 01.06.2023, 13:38:00 Editado em 01.06.2023, 13:44:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta quinta-feira, em uma sessão com alívio após a aprovação da suspensão do teto da dívida dos Estados Unidos na Câmara dos Representantes do país. No geral, ativos de risco foram impulsionados, incluindo commodities, o que deu forças às ações ligadas ao setor. Na Europa, houve ainda algumas sinalizações importantes para a política do Banco Central Europeu (BCE), incluindo a leitura da inflação da zona do euro.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 teve alta de 0,78%, a 455,27 pontos.

Na quarta-feira à noite, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou projeto de lei que suspende o teto da dívida americana até 1º de janeiro de 2025. A proposta será submetida agora à avaliação do Senado. Sem a suspensão do teto, o governo do presidente Joe Biden não teria condições de pagar suas contas já a partir da próxima semana.

continua após publicidade

Investidores na Europa também digeriram uma série de indicadores locais. Na zona do euro, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) desacelerou mais do que o esperado em maio, a 6,1%, à medida que seu núcleo também perdeu força. No entanto, a queda no núcleo do CPI ao menor nível em quatro meses não vai impedir que o BCE continue elevando juros, segundo a Capital Economics.

Em discurso mais cedo, a presidente do BCE, Christine Lagarde, reiterou que a inflação permanece muito alta e que a instituição ainda tem "terreno a cobrir" para levar os juros a "níveis suficientemente restritivos".

A ata da última reunião de política monetária do BCE, divulgada nesta quinta, mostra que a autoridade segue preocupada com os riscos de alta da inflação e considera fundamental enfatizar que continuará elevando juros, embora tenha reduzido o ritmo de altas em maio, segundo o Nordea.

continua após publicidade

Também foram divulgados índices de gerentes de compras (PMIs, na sigla em inglês) industriais europeus, que caíram em maio, mas em ritmo mais lento do que inicialmente calculado. O PMI industrial da zona do euro, por exemplo, recuou a 44,8 no último mês, mas superou a estimativa original de 44,6.

Enquanto isso, o executivo-chefe e controlador da Casino, Jean-Charles Naouri foi detido para prestar depoimento por autoridades da França, como parte de uma investigação de suposta manipulação de mercado, informou o escritório da promotoria financeira local. As ações do grupo recuaram 8,26% em Paris, onde o CAC 40 subiu 0,55%, a 7.137,43 pontos.

Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,59%, a 7.490,27 pontos. Em Frankfurt, o DAX teve alta de 1,21%, a 15.853,66 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subiu 2,01%, a 26.575,69 pontos. Em Madri, o Ibex 35 ganhou 1,36%, a 9.173,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 ganhou 1,27%, a 5.802,17 pontos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em alta, com suspensão de teto da dívida nos EUA e dados na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!