Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta com suporte de setor bancário e defesa antes de ata do Fed

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta terça-feira, 31, com suporte dos setores bancário e de defesa, especialmente diante incertezas sobre o acordo de paz entre Rússia e Ucrânia. A liquidez segue reduzida por conta dos feriados de final de ano, e o mercado também aguarda a publicação de PMIs da zona do euro e Alemanha, bem como a ata da última decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed).

Em Londres, o FTSE 100 fechou em alta de 0,75%, a 9.940,71 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,57%, a 24.490,41 pontos. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,69%, a 8.168,15 pontos. Em Milão, o FTSE MIB ganhou 1,14%, a 44.944,54 pontos. Em Madri, o Ibex 35 avançou 1,04%, a 17.374,70 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 teve alta de 0,95%, a 8.263,79 pontos. As cotações são preliminares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por conta da véspera de Ano Novo, as bolsas de Frankfurt e Milão não operam nesta quarta-feira, 31, e, com isso, realizaram o último pregão do ano. O índice alemão avançou 6,06% em dezembro, enquanto o italiano teve alta de 5,35%.

Para a analista da corretora global XTB, Kathleen Brooks, um tema que provavelmente persistirá no próximo ano são o foco nas ações do setor de defesa (+1,37%), particularmente na Europa. Segundo ela, a alemã Rheinmetall (+2,2%) é a ação com melhor desempenho no índice Eurostoxx 50 em 2025. "Mesmo que haja paz ntre Rússia e Ucrânia, os gastos com defesa ainda precisarão crescer, já que a Europa precisa criar uma força dissuasora para garantir que a Rússia respeite suas fronteiras soberanas nos próximos anos", explica.

Dentre outros setores, o bancário avançou 1,63%, com alta de 1,11% do HSBC, ganho de 1,78% do Intesa Sanpaolo e valorização de 1,18% do Credit Agricole. Outros destaques ficaram para papéis do setor de mineração que avançaram com a melhora de commodities metálicas. A Fresnillo saltou 6,20%, a Antofagasta ganhou 2,87% e a Glencore subiu 2,8%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No noticiário europeu, a Agence France Trésor (AFT) disse que as necessidades de financiamento da França podem ser ajustadas, se necessário, a depender do orçamento de 2026.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline