MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta com petroleiras e após eleições na Alemanha

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por ações de energia. Empresas do setor foram beneficiadas pela alta do preço do petróleo no mercado internacional. O Brent, que é referência no Velho Continente, atingiu US$ 79 o bar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.09.2021, 13:52:00 Editado em 27.09.2021, 14:00:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por ações de energia. Empresas do setor foram beneficiadas pela alta do preço do petróleo no mercado internacional. O Brent, que é referência no Velho Continente, atingiu US$ 79 o barril pela primeira vez desde 2018. Os investidores também começaram a digerir o resultado das eleições na Alemanha, que mostrou vantagem do Partido Social-Democrata (SPD) sobre a legenda da atual chanceler, Angela Merkel.

continua após publicidade

Nesse cenário, o FTSE 100 subiu 0,17% em Londres, a 7.063,40 pontos. "Um desempenho decente de empresas como BP e Royal Dutch Shell está ajudando a apoiar o índice do Reino Unido, à medida que os preços da energia continuam a subir", afirma o analista-chefe de mercados da CMC, Michael Hewson. Os papéis das duas petroleiras citadas pelo profissional ganharam 3,47% e 4,36% nesta segunda-feira, respectivamente.

Para Hewson, apesar do pregão positivo, os mercados europeus perderam ímpeto ao longo do dia à medida que os investidores começaram a antecipar meses de negociações para a formação de um novo governo na Alemanha sob comando de Olaf Scholz, já que a vantagem do SPD foi marginal.

continua após publicidade

Na visão da Oxford Economics, o desempenho "forte" do Partido Verde no pleito alemão pode acelerar a agenda ambiental no país.

O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, avançou 0,27%, a 15.573,88 pontos.

Em Paris, o CAC 40 teve alta de 0,19%, a 6.650,91 pontos.

continua após publicidade

O FTSE MIB, de Milão, por sua vez, registrou ganho de 0,63%, a 26.132,24 pontos.

Nas praças ibéricas, o índice PSI 20, de Lisboa, teve alta de 0,48%, a 5.450,08 pontos, e o Ibex 35, de Madri, subiu 1,46%, a 9.002,90 pontos.

Em discurso no Parlamento Europeu nesta segunda-feira, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, afirmou que a instituição não considera subir juros antes de a inflação atingir a meta de forma sustentada.

continua após publicidade

O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andrew Bailey, por sua vez, disse que um aperto monetário pode piorar a situação do Reino Unido ao aumentar a desaceleração da retomada econômica.

Como pano de fundo, continuam as preocupações com a incorporadora chinesa Evergrande, que enfrenta problemas de liquidez. Nesta segunda-feira, uma unidade de veículos elétricos da companhia disse que enfrenta escassez de caixa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em alta com petroleiras e após eleições na Alemanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!