MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta, com mercado mais otimista sobre a cepa ômicron

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 29, após caírem até 4% na última sexta-feira, em meio a preocupações quanto à variante ômicron do coronavírus. Investidores estão mais positivos com relação à cepa, que pode não ter uma letalidade

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.11.2021, 15:12:00 Editado em 29.11.2021, 15:21:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam em alta nesta segunda-feira, 29, após caírem até 4% na última sexta-feira, em meio a preocupações quanto à variante ômicron do coronavírus. Investidores estão mais positivos com relação à cepa, que pode não ter uma letalidade tão alta. Segundo a médica sul-africana que primeiro identificou a nova variante, os pacientes infectados até o momento mostram "sintomas extremamente leves".

continua após publicidade

O índice Stoxx 600, que mede o desempenho de 600 empresas por todo o continente, subiu 0,69%, a 467,24 pontos. Em Londres, o FTSE 100 teve alta de 0,73%, a 7.109,95 pontos, enquanto o DAX subiu 0,16%, a 15.280,86 pontos, em Frankfurt, o CAC 40 subiu 0,54%, a 6.776,25 pontos, em Paris. No FTSE 100, ações da Lloyds Banking subiam 1,74%, e do BT Group, 9,40%.

"A primeira reação dos mercados foi entrar em pânico, mas as pessoas agora estão pensando que talvez a onda de vendas tenha sido exagerada", explica o estrategista macro do DBS Bank, Chang Wei Liang.

continua após publicidade

Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,73%, a 26.041,55 pontos. Nas praças ibéricas, o PSI 20 subiu 0,71%, a 5.463,39 pontos, e o IBEX 35 subiu 0,62%, a 8.455,20 pontos. Ações da Telecom Itália caíram 1,96% com a renúncia do CEO Luigi Gubitosi. A empresa iria começar a examinar uma oferta de aquisição pela companhia de private equity KKR & Co.

O analista da CMC Markets, Michael Hewson acredita que a reação do mercado da semana passada foi agressiva demais, já que ainda não houve relatos de hospitalizações ou mortes como resultado de alguém ser diagnosticado com a cepa ômicron.

"É claro que ainda é muito cedo, em meio à incerteza sobre o tratamento e a eficácia da vacina desta nova cepa, e embora possa ser mais transmissível, isso não significa necessariamente que seja mais mortal, com relatos iniciais sugerindo que os sintomas são 'incomuns mas amenos'. Isso pode ajudar a explicar por que os mercados na Europa parecem prontos para uma recuperação", comenta Hawson.

continua após publicidade

Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 5,2% em novembro ante igual mês de 2020. Já o índice de confiança do consumidor da zona do euro caiu de -4,8 em outubro para -6,8 em novembro.

O dia também foi marcado por declarações de figuras importantes. Dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do BC da Espanha, Pablo Hernández de Cos afirmou ser "improvável" que o BC comum suba os juros na zona do euro no ano que vem ou mesmo "algum tempo depois" de 2022. O vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Luis de Guindos, disse que taxas de vacinação muito mais altas devem ajudar a Europa a lidar melhor com riscos da variante, embora seja importante que a política monetária mantenha todas as opções em aberto. Já a integrante do Conselho da entidade, Isabel Schnabel, afirmou que a inflação na zona do euro atingiu o seu pico em novembro e, por isso, uma alta dos juros agora seria prematura.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em alta, com mercado mais otimista sobre a cepa ômicron"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!