Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Economia

publicidade
ECONOMIA

Bolsas da Europa fecham em alta, com dados e perspectivas para BCs em foco

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Os mercados acionários da Europa fecharam em alta, nesta quarta-feira, 3, com recuperação após perdas da véspera. Investidores monitoraram dados na região e também nos Estados Unidos, bem como seus potenciais impactos para os principais bancos centrais e o quadro político. Entre setores, mineradoras se saíram bem em Londres, em jornada de ganhos para o cobre.

Na agenda local, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços da zona do euro caiu de 53,2 em maio a 52,8 em junho, na mínima em três meses, segundo a S&P Global e o Hamburg Commercial Bank. O PMI composto da região caiu de 52,2 a 50,9 na mesma comparação. Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro teve baixa de 4,2% em maio, na comparação anual, quando se esperava queda de 4,3%. Para a Oxford Economics, os PMIs sugerem recuperação "irregular e desigual", com indicadores antecedentes apontando para "alguns riscos de baixa" para o crescimento recente.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

No Reino Unido, o PMI de serviços foi de 51,9 em maio a 52,1 em junho, mas ficou acima da preliminar e da projeção dos analistas ouvidos pela FactSet, ambas em 51,2. No país, há expectativa também por eleição legislativa nesta quinta-feira, com o Partido Trabalhista, atualmente na oposição, como favorito. Na região, há foco também no processo eleitoral para o Legislativo da França, que terá segundo turno neste domingo, com outras forças se unindo para tentar reduzir a presença da extrema-direita no próximo Parlamento.

Nos Estados Unidos, os dados desta manhã apontaram para desaceleração no crescimento e na inflação. No monitoramento do CME Group, crescia a chance de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortar juros até setembro, e o relaxamento monetário no país tende a ser positivo também para a tomada de risco nos mercados acionários europeus. Na própria região, o Banco Central Europeu (BCE) encerrou um fórum na cidade portuguesa de Sintra, mas não trouxe novidades em sua comunicação.

A Bolsa de Londres fechou em alta de 0,61%, em 8.171,12 pontos, com BHP Group avançando 3,53% e Antofagasta, 3,22%, apoiadas pelos ganhos do cobre. Frankfurt avançou 1,19%, em 18.379,94 pontos, e Paris subiu 1,24%, a 7.632,08 pontos. Milão registrou alta de 1,09%, a 33.844,95 pontos, e Lisboa subiu 1,14%, a 6.664,88 pontos, enquanto Madri teve alta de 1,32%, a 11.056,80 pontos. As cotações são preliminares.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Economia

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline