MAIS LIDAS
VER TODOS

Economia

Bolsas da Europa fecham em alta, com chance de menos tarifas por Trump e entusiasmo com techs

As bolsas da Europa fecharam na maioria em alta nesta segunda-feira, 6, com a possibilidade de tarifas menos agressivas na administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiando ativos de risco, com destaque para as montadoras. Outr

Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)

·
Escrito por Matheus Andrade, especial para a AE (via Agência Estado)
Publicado em 06.01.2025, 14:01:00 Editado em 06.01.2025, 14:10:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As bolsas da Europa fecharam na maioria em alta nesta segunda-feira, 6, com a possibilidade de tarifas menos agressivas na administração do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiando ativos de risco, com destaque para as montadoras. Outro setor que ganhou impulso foi o de tecnologia, em meio a um renovado entusiasmo com as perspectivas para a inteligência artificial. Entre os indicadores, o destaque foi a publicação do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da Alemanha, que veio acima do esperado.

continua após publicidade

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,94%, a 512,96 pontos.

O Washington Post publicou que assessores de Trump estão explorando planos tarifários que seriam aplicados a todos os países, mas cobririam apenas importações críticas em alguns setores, citando três fontes. Se implementados, os planos emergentes moderariam os elementos mais abrangentes das propostas de campanha de Trump.

continua após publicidade

O republicano negou as informações, e disse que se tratam de "fake news".

Ainda assim, o setor automotivo europeu fechou o dia com fortes altas, como no caso da Stellantis, que subiu 3,91% em Milão, onde o FTSE MIB avançou 1,91%, a 34.780,81 pontos. Em Frankfurt, a Daimler Truck teve alta de 5,79%, enquanto o DAX avançou 1,53%, a 20.209,98 pontos. Em Madri, o Ibex35 subiu 1,30%, a 11.803,50 pontos. Fora da zona do euro, em Londres, o FTSE 100 teve ganhos mais contidos, subindo 0,31%, a 8.249,66 pontos.

O CPI na Alemanha acelerou à taxa anual de 2,6% em dezembro, de 2,2% em novembro. O resultado superou a previsão de analistas consultados pela FactSet, que era de avanço de 2,4%.

continua após publicidade

A leitura traz de volta à tona o fantasma da estagflação, alerta o ING. O fenômeno consiste em um cenário de inflação em alta combinado a crescimento econômico enfraquecido. O banco holandês atribui a persistência inflacionária à dissipação dos efeitos favoráveis da queda dos preços de energia e ao avanço dos salários. Mesmo assim, o ING prevê que o Banco Central Europeu (BCE) vai ignorar o dado e continuar cortando juros.

A maior alta entre os principais índices foi em Paris, observando ainda o tema do orçamento nacional. O CAC 40 avançou 2,24%, a 7.445,69 pontos. Em entrevista à France Inter, o ministro da Economia da França, Éric Lombard, afirmou que, enquanto é aguardada a votação de um orçamento, "não podemos iniciar novos projetos, novas políticas". "É imperativo mudar nossa trajetória", disse sobre a alta da dívida francesa. O ministro acrescentou que o novo governo "visa um déficit entre 5 e 5,5% para 2025", com "um pouco mais de flexibilidade do que o que o governo de Michel Barnier tinha planejado".

A exceção das altas ocorreu em Lisboa, onde o PSI20 caiu 0,15%, a 6.435,22 pontos. A Galp caiu 0,47, seguindo a notícia de que o seu CEO, Filipe Silva, está sendo investigado internamente devido a uma denúncia sobre alegados conflitos de interesse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Economia

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsas da Europa fecham em alta, com chance de menos tarifas por Trump e entusiasmo com techs"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!